NOTÍCIAS

Necessidade de UTIs no interior foi debatida na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (01)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.nov.2022 15:08h
img
Foto: Hudson Fonseca

A necessidade de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no interior e requerimento de convocação do secretário de Segurança foram temas abordados, nesta terça-feira (1) durante Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) falou sobre a necessidade de instalação de UTI no interior ao tratar sobre a Saúde Pública no Amazonas. “Quero falar de UTI, mas UTI de fato, não UCI, porque UTI tem todo um monitoramento dos pacientes, existe retaguarda no entorno do paciente. Podemos fazer isso, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) na emenda coletiva, especialmente no polo do Rio Madeira”, disse.

O parlamentar completou que poderia ser decretada em situação de emergência na saúde do Amazonas. “A saúde está na UTI e não podemos fechar os olhos às pessoas nos corredores do Hospital João Lúcio, por exemplo. Por isso estou solicitando, por meio de emenda, a instalação de aparelho de ressonância magnética nos principais prontos-socorros do Amazonas”, destacou.

O deputado João Luiz (Republicanos) falou do Projeto de Lei (PL), de sua autoria, que proíbe o uso compartilhado de banheiros em locais públicos e comerciais, citando a existência da Lei Municipal nº 2.966/2022 de autoria do vereador João Carlos (Republicanos) já sancionada pelo prefeito David Almeida, proibindo a instalação de banheiros unissex em Manaus.

“Já apresentei um projeto de lei proibindo a instalação desse tipo de banheiros no estado do Amazonas e onde não for possível banheiro para cada gênero, que o uso seja alternado. Peço urgência na aprovação desta matéria porque será uma lei que irá resguardar nossas crianças e adolescentes, para que os pais não fiquem preocupados em deixar seus filhos na escola, nos shoppings e em outros lugares públicos”, explicou.

 

Revogação medalha

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil) usou a tribuna para lamentar o comportamento do  prefeito de Borba (distante a 151 km de Manaus), registrado em vídeo mostrado em plenário em que o prefeito afirma que o Governador Wilson Lima merece apanhar.

“Lamentavelmente o prefeito de Borba é um homem que não deveria estar na política. Já me agrediu gratuitamente, fez a política da perseguição e pune qualquer pessoa que seja contra a família dele. A Assembleia concedeu a Medalha Ruy Araújo, mas hoje já está pautada a revogação dessa medalha, porque ele não faz a política do bem, inclusive foram pegos vários ranchos que ele estava distribuindo e entregues ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além de além de várias irregularidades”, afirmou.