NOTÍCIAS

Nejmi Aziz vota a favor de PLs que inclui exames no pré-natal e reajusta o valor do auxílio pago aos hansenianos

Por Lívia Cristina Souza - Assessoria

02.jul.2021 9:11h
img
Foto: Alexsander Alves

A deputada Nejmi Aziz (PSD) votou a favor do Projeto de Lei que inclui a realização do ultrassom morfológico e do ecocardiograma fetal nos exames do pré-natal da gestante e na rotina das maternidades, públicas e privadas, no Estado do Amazonas. Durante seu pronunciamento, Nejmi Aziz parabenizou a também deputada Dra. Mayara Pinheiro, que é autora da propositura, e lembrou da importância da realização destes exames.

O ecocardiograma fetal e o ultrassom morfológico são exames extremamente importantes na avaliação da saúde do coração do feto e na identificação de doenças ou malformações, como por exemplo cardiopatias congênitas e síndrome de down, com o feto ainda no útero. É através desses exames que o médico pode identificar doenças que são desenvolvidas durante a gestação, permitindo caso seja diagnosticado alguma doença, o início imediato do tratamento antes mesmo do nascimento.

A deputada Nejmi afirma que “Por ser mãe, e também conhecer a realidade das mulheres amazonenses, sei da importância dos exames de ecocardiograma fetal e ultrassom morfológico. Por isso, esses exames devem ser incluídos nos exames do pré-natal e nas maternidades do estado do Amazonas, tendo em vista que esses exames são fundamentais para a vida dos bebês e muitas mães não têm condições de pagar por eles” destacou a parlamentar.

Outra propositura que a deputada votou a favor foi o projeto de lei nº314/2021, que reajusta o valor do auxílio pago às pessoas que apresentam mutilações e/ou deformidades em consequência da doença definida como código 030.0/0, na Classificação Internacional de Doenças, mais conhecida como Hanseníase.

A deputada lembrou da situação em que vivem as pessoas que foram acometidas pela doença, e afirmou que “Eu já estive na Colônia Antônio Aleixo e sei das dificuldades enfrentadas por aquelas pessoas. Falta medicamento, curativos e muitos não têm condições de locomoção. E eu tenho certeza que esse reajuste vai ajudar muito”, ponderou a deputada.

A hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo e pode acometer qualquer pessoa, ela é crônica e transmissível e atinge principalmente a pele e os nervos, causando sequelas e lesões no corpo. Apesar de ter cura, muitas pessoas sofrem com o preconceito pela falta de informação.