NOTÍCIAS

No Dia Internacional do Cooperativismo, Aleam faz um balanço das matérias relacionadas ao assunto

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.jul.2022 15:22h
img
Foto: Edmar Perrone

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado em mais de 100 países. No Brasil, a data é comemorada sempre no primeiro sábado do mês de julho, e neste ano, será no dia 2. Sendo um sistema econômico que vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade por beneficiar não apenas os associados, mas também todo o meio social que a empresa está inserida, o cooperativismo recebe especial atenção da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que já aprovou proposituras que buscam fortalecer esse sistema econômico no estado.

Um dos pontos principais do cooperativismo é que ele tem o foco principal no homem, não no lucro. O Parlamento aprovou a Resolução Legislativa nº 889/2022, de autoria do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), criando a Frente Parlamentar do Cooperativismo e Associativismo Amazonense (Frencoopas-AM), com o objetivo de apoiar, acompanhar e ser interlocutor das demandas dos membros e futuros membros de cooperativas e associações, dos seus órgãos de classe junto ao Executivo e Legislativo Estadual.

“Nosso compromisso é ampliar o espaço das cooperativas e associações em políticas públicas, levando em conta a importância do empreendedorismo coletivo”, explica o deputado Adjuto.

O parlamentar também é autor do Projeto de Lei nº 292/2021, regulamentando diretrizes para a formação e capacitação de costureiras e artesãs de sociedades cooperativas e associações do interior.

Segundo dados do IBGE, o Amazonas ocupa o 4º lugar entre os estados com maior taxa de desocupação de mulheres do Brasil, sendo a falta de qualificação uma das principais causas. Diante desse cenário, o projeto busca incentivar e contribuir para a capacitação das mulheres.

Buscando colocar em evidência as vantagens das cooperativas quando bem desenvolvidas, as deputadas Therezinha Ruiz (PL) e Joana Darc (União Brasil), são autoras, respectivamente, da Lei nº 4.943/2019 e Lei nº 5.669/2021, estabelecendo a Semana do Empreendedorismo e Cooperativismo nas escolas da rede pública; e o Dia Estadual do Cooperativismo.

“O empreendedorismo cooperativista é modelo em que as pessoas se unem com o propósito de dividir o custeio do negócio e de satisfazer o bem comum na região”, explica a deputada Therezinha Ruiz, afirmando ainda caber ao poder público realizar um papel incentivador, tendo em vista os efeitos positivos perante o setor econômico, coo a produção de emprego e renda para a população.