NOTÍCIAS

No Dia Nacional do Doador de Sangue, Aleam destaca propostas e iniciativas que fortalecem o ato de doar

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.nov.2022 13:10h
img
Foto: Alberto César Araújo

Anualmente, no dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que tem como objetivo sensibilizar a população da importância da doação para o sistema público de saúde. Tradicionalmente, na semana da data os hemocentros, instituições públicas e hospitais de todo Brasil realizam campanhas de agradecimento e de coletas de sangue.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) não foi diferente, na quarta-feira (23), a Diretoria de Assistência Social mobilizou os servidores da Casa para uma ação coletiva de doação de sangue na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

Em junho, a Casa já tinha participado da campanha do Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

 

Propostas transformadas em Lei

Já tramitaram na Aleam propostas legislativas que incentivam a doação de sangue e que foram transformadas em Lei.

O Projeto de Lei (PL) de nº 116/2021, de autoria do deputado Saullo Vianna (UB), propôs a criação do Selo Estudantes Doadores para que Universidades, Faculdades estimulem o trote solidário com a doação de sangue. A propositura foi aprovada pelo Plenário e tornou-se a Lei nº 6012/2022.

Outro PL já aprovado pelo plenário foi o de nº 622/2021, de autoria do deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), que propôs a criação do procedimento de doação de sangue de cães e gatos em clínicas e hospitais veterinários. A proposta foi aprovada e se tornou a Lei nº 5.932/2022.

 

Doador voluntário

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde.

Menores de 18 anos somente podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. Também é preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

Cada bolsa de sangue pode auxiliar até quatro pessoas.