NOTÍCIAS

Nova diretoria da Unale tem o deputado Adjuto Afonso como secretário pelo Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

20.jan.2022 12:28h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A nova diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) tomou posse na última quarta-feira (19), em Brasília. Pelo Amazonas, para compor o secretariado, foi eleito o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), que já foi presidente da instituição em 2017. Para o ano de 2022, foi eleito presidente o deputado estadual do Mato Grosso do Sul, Lídio Lopes (Patriota).

“A Unale é uma entidade que agrega e soma junto ao Congresso, por meio dos 1.059 deputados estaduais que representa. É a nossa força junto aos deputados federais e senadores, que auxilia para que as demandas do legislativo estadual sejam colocadas em pauta. Já fui presidente da entidade, assumo agora como secretário representando o Amazonas e reitero que vamos continuar contribuindo para o país avançar”, afirmou Adjuto Afonso.

O parlamentar foi quem teve a iniciativa de criar um espaço da Unale dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sendo a única assembleia do país com um espaço reservado à instituição representativa dos parlamentares estaduais.

A mesa diretora de entidade será composta pelo deputado Lidio Lopes (MS) como presidente; a deputada Ivana Bastos (BA), como tesoureira-geral; deputado José Luís Tchê (AC), como secretário-geral; deputado Diogo Moraes (PE), como vice-presidente da região Nordeste; deputada Tia Ju (RJ), como vice-presidente da região Sudeste; deputado Gabriel Picanço (RR), como vice-presidente da região Norte; deputado João Batista (MT), como vice-presidente da região Centro-Oeste e deputado Ernani Polo (RS), como vice-presidente região Sul, entre outros parlamentares que ocuparão os demais cargos da diretoria executiva.

 

Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi fundada em 1996 e congrega a união dos 1059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira, sendo a  única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representação dos deputados e deputadas estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.