NOTÍCIAS

Novo prazo de vistoria dos Bombeiros é publicado no Diário Oficial do Estado

Por Assessoria de Comunicação

15.ago.2022 19:32h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O prazo de validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) passou a ser de cinco anos para edificações no Amazonas. O novo texto para Lei n• 2.182, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na manhã desta segunda-feira (15). Até então, a renovação junto à corporação devia ser realizada pelo cidadão a cada dois anos.

A alteração do texto foi aprovada na última semana pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A nova legislação não vale para construções provisórias.

De acordo com o deputado estadual Delegado Péricles (PL), a lei tem como principal objetivo a desburocratização do serviço público. O breve intervalo só acumulava ônus financeiro ao cidadão, além de agravar a burocracia no serviço público, mesmo sem a real necessidade do acionamento do Corpo de Bombeiros.

“Quando se inicia uma obra, o cidadão já precisa apresentar documentos e obter licenças para que, de fato, ao fim da construção legal, possa obter o Habite-se. Entendemos então que toda obra legal já começa com segurança resguardada.

O prazo breve de dois anos só estava servindo para gerar ônus financeiro ao cidadão e mergulhar o serviço público numa burocracia desnecessária. Cinco anos é tempo hábil e necessário para esse tipo de renovação, segundo a própria instituição de segurança. Por isso concordei com essa mudança”, afirmou o o parlamentar, autor do pedido de tramitação em regime de urgência na Aleam.