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Novo sistema trará mais autonomia e funcionalidades ao trabalho parlamentar nas Sessões

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

05.out.2021 16:56h
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Foto: Divulgação Dicom

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, que obrigou os deputados a se adaptarem ao trabalho remoto, durante as Sessões Plenárias, ficou latente a necessidade de um novo formato de trabalho que fosse além do presencial e proporcionasse uma boa experiência mesmo no formato híbrido.

Por isso, a presidência da Casa buscou efetivar a modernização tecnológica, visto que o sistema utilizado até então não havia passado por nenhuma mudança mais significativa, há pelo menos dez anos, segundo a diretoria de Informática da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Estamos trabalhando para dar mais agilidade ao trabalho dos deputados e dinamizar a votação e trâmite de todas as matérias legislativas, por meio de investimentos em tecnologia da informação. O mundo está em constante evolução, e a Assembleia precisa acompanhar isso”, explicou o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV).

De acordo com Renato Bueno, diretor de Informática da Casa, a pandemia foi o propulsor para esse passo no processo de modernização. “Já havia a intenção de modernização do plenário, mas essa necessidade foi acelerada pela pandemia e demandada pela presidência, que já entrou com a intenção de realmente modernizar o sistema, principalmente em relação à votação e interação entre os deputados por meio do sistema”, afirmou.

Segundo o diretor,  a autonomia do parlamentar é o grande diferencial deste novo sistema. “A grande diferença entre o sistema antigo da Casa e o novo é, principalmente, a possibilidade do deputado poder participar de qualquer lugar em que esteja. O antigo era totalmente atrelado aos dispositivos de dentro da Aleam, locado e hospedado na Assembleia, com todas as funcionalidades limitadas aos dispositivos da Casa. Já o novo dispositivo é totalmente via web, por isso, se o parlamentar estiver fora da Assembleia, pode logar no sistema, marcar presença, acessar os projetos, que estão sendo votados, acessar a lista de inscrição de oradores, tanto no Pequeno quanto no Grande Expediente e, futuramente, votar durante a deliberação de matérias na Ordem do Dia, função esta que está em fase de testes”, explicou.

Nesta terça-feira (5), foi o primeiro dia de Sessão Plenária com o novo formato. Na quarta-feira (6) será o primeiro dia de Sessão no novo sistema com a Ordem do Dia, que é quando os deputados poderão acompanhar a íntegra dos projetos a serem votados, através do novo sistema.

O projeto de modernização está sendo trabalhado continuamente desde março deste ano pela Diretoria de Informática, que há pelo menos duas semanas vem realizando testes e treinamento com os assessores parlamentares.

No início da Sessão Plenária desta terça-feira (5) alguns deputados como Therezinha Ruiz (PSDB) e João Luiz (Republicanos) elogiaram a mudança positiva para o trabalho parlamentar dos deputados.