NOTÍCIAS

Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, participa da 27ª reunião do Niffam em Manaus

Por Assessoria de Comunicação

29.nov.2023 17:40h
img
Foto: Mauro Smith

O Núcleo de Relações Internacionais (Nuriam) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou nesta quarta-feira (29) da 27ª Reunião dos Membros do Colegiado do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), que faz parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), na Zona Centro-Sul de Manaus.

“Essa foi uma reunião produtiva, onde debatemos como podemos fortalecer políticas públicas para os municípios amazonenses que ficam em fronteira, principalmente da Região do Alto Solimões”, disse o deputado João Luiz.

Durante a agenda foi apresentada a nota técnica sobre dinâmicas territoriais na faixa de fronteira, que é um trabalho realizado pelo Niffam, além de ações itinerantes, seminário internacional, que está previsto para fevereiro de 2024, ações realizadas e definição da próxima reunião do Niffam.

A reunião contou com a participação do secretário-geral do Nuriam, professor Neibe Araújo e do coordenador do Núcleo de Relações Internacionais.

Nuriam
O Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Aleam tem objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar o desenvolvimento do nosso estado e fortalecer a competitividade internacional. Este núcleo tem como objetivo primordial diagnosticar, estudar, debater, propor e executar temas e ações de relevante interesse para o Amazonas no âmbito das relações internacionais.

Niffam

O Niffam é o órgão estadual destinado a assessorar a atuação do Governo do Amazonas, por meio da por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na sua Faixa de Fronteira, articulando e mobilizando atores e instituições, propondo medidas e ações efetivas prioritárias ao desenvolvimento e integração da Faixa de Fronteira no estado. O núcleo é coordenado pelo geógrafo Guilherme Vilagelim.