NOTÍCIAS

‘O tomógrafo é um símbolo de avanço na área da saúde’, afirma moradora de Humaitá sobre emenda parlamentar do deputado João Luiz

Por Assessoria de Comunicação

24.ago.2023 14:09h
img
Foto: Mauro Smith

“Ele não é apenas uma máquina, mas sim um símbolo de avanço na área da saúde”, afirma Maria do Rosário, que mora há mais de 60 anos em Humaitá ao relatar como o tomógrafo do Hospital Regional Dra. Luiza da Conceição Fernandes, emenda parlamentar do deputado estadual João Luiz (Republicanos), em conjunto com o deputado Felipe Souza, tem mudado a vida dos moradores na Região do Madeira.

“Gostaria de compartilhar a incrível importância que o tomógrafo trouxe para o nosso município. Antes, nós precisávamos viajar longas distâncias em busca deste exame vital. Agora, temos acesso a essa tecnologia. O que é uma benção em momentos de preocupação e necessidade médica”, disse Maria do Rosário.

Segundo ela, o tomógrafo está tornando a saúde de Humaitá mais acessível e os diagnósticos estão funcionando com mais rapidez no Hospital Regional.

“Isso é fundamental para nossa qualidade de vida. Eu, particularmente, estou imensamente grata por termos essa ferramenta à disposição da população de Humaitá e por ver como ela está fazendo a diferença em nossas vidas”, destacou.

A secretária municipal de Saúde de Humaitá, Sara Riça ressalta que com a implantação do equipamento no Hospital Regional, os diagnósticos melhoraram muito para os pacientes da Região do Madeira.

“Antes precisávamos encaminhar as pessoas para Porto Velho, então, tínhamos que pagar o exame, além do transporte de ida e volta do paciente. Hoje, o exame é feito aqui em Humaitá, ou seja, é muito gratificante. Agradecemos aos deputados, principalmente ao deputado João Luiz que proporcionou a população de ter essa oportunidade de fazermos os exames todos por aqui”, frisou Riça, que também comentou que a unidade de saúde atende moradores dos municípios de Lábrea, Manicoré e Canutama,

O deputado estadual João Luiz explica que o tomógrafo é instrumento de extrema importância para a saúde da população da Região do Madeira.

“Esse foi um pedido do vice-prefeito Alexandre Perote ao nosso gabinete, que foi executado pelo governador Wilson Lima, através da nossa emenda impositiva. Tenho certeza absoluta que esse equipamento de última geração é um avanço para a saúde no Amazonas que traz grande diferença para Humaitá, como para outros municípios da Calha do Madeira”, concluiu o republicano.

Dados

De janeiro a julho de 2023, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) registrou 2.169 tomografias no Hospital Regional Dra. Luiza da Conceição Fernandes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá, desde a inauguração, em junho de 2022 até julho de 2023, o tomógrafo foi utilizado 3,8 mil vezes para exames na unidade de saúde.

FOTOS: DIVULGAÇÃO