NOTÍCIAS

“Operação Comboio” mostra fenda no sistema de Segurança Pública, declara Dan Câmara

Por Assessoria de Comunicação

29.ago.2023 12:02h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O Comandante Dan (Podemos) repercutiu, na sessão plenária desta terça-feira, 29, a “Operação Comboio” da Polícia Federal e Ministério Público do Estado com participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga a suspeita de práticas criminosas na alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP).

Dan Câmara lembrou que essa é a segunda operação que alcança a SSP, tento a primeira atingido, em 2021, a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), por desvio de cargas de ouro.

O parlamentar destacou que um dos alvos da “Comboio” ocupou uma posição de destaque no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM) e que a Assembleia votou uma lei que retirou aquele Departamento da subordinação ao sistema de segurança pública.

“Há sim uma fenda no sistema de segurança e que impede o seu funcionamento de forma eficiente, eficaz e efetiva em favor da segurança patrimonial e da integridade física dos cidadãos amazonenses” declarou o deputado.

Avaliou que a nota emitida pelo Governo do Amazonas é procedente e oportuna, mas que ele precisa propor mudanças que apontem à construção de uma nova realidade.

Em sua fala, Dan Câmara destacou que, numa possível reformulação da cúpula de segurança, “uma andorinha não faz verão. “Não adianta uma pessoa empenhada na direção certa se todo o sistema trabalha em outro sentido”, avaliou.

O parlamentar fez uma apelo à transparência no que está acontecendo e propôs um esforço na direção de integrar as ações dos diferentes entes do sistema: Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros Militares.