NOTÍCIAS

Organização Brasileira de Mulheres Empresárias é instalada no Amazonas, nesta sexta-feira (19)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.nov.2021 13:25h
img
Foto: Divulgação Dicom

Uma Sessão Especial, em alusão à instalação da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME) no estado, aconteceu nesta sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). De autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB) e presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), a solenidade contou com as presenças de autoridades estaduais e municipais, além de mulheres empreendedoras amazonenses, e aconteceu na mesma data do Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar mulheres que criam e comandam seus próprios negócios.

De acordo com Therezinha Ruiz, que é presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, a Femme Chefs D’enterprise Mondiales (Mulheres Líderes de Negócios Globais – FCEM) existe há 70 anos e conecta empresárias no mundo inteiro. “A OBME promove iniciativas empresariais, facilitando o desenvolvimento de negócios e comércio, visando o intercâmbio de projetos e geração de oportunidades”, explicou ao solicitar a Sessão.

Lilian Schiavo, presidente nacional da organização, se disse emocionada pela instalação da OBME no Amazonas, justamente no Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e explicou que a fundação da FCEM se deu no contexto da Segunda Guerra mundial, quando as mulheres precisaram tomar à frente dos negócios. “Estamos em 120 países, e nosso sonho era expandir a OBME para o Norte do Brasil para que possamos fincar as nossas bandeiras e mostrar ao mundo um Amazonas com mulheres talentosas, bem sucedidas e empresárias”, enfatizou.

Arizaneide Leite, presidente da OBME/Seção Amazonas, esclareceu que a organização promove iniciativas empresariais, facilitando o desenvolvimento de negócios e comércio, visando o intercambio de projetos e geração de oportunidades. “As mulheres amazonenses são a nossa grande referência. Fomos à Comunidade Janauari, no município de Iranduba, onde existem mulheres artesãs que precisam de incentivo para empreender, começaremos com um trabalho de baixo para cima”, informou.

 

Empoderamento e empreendedorismo

O empoderamento feminino tem o objetivo de elevar o status das mulheres por meio da educação, conscientização, alfabetização e treinamento, além de prepará-las para que tomem decisões determinantes para suas vidas em diferentes problemas da sociedade.