NOTÍCIAS

Oriona Ohse recebe Título de Cidadã do Amazonas, por propositura do deputado João Luiz

Por Assessoria de Comunicação

06.out.2023 18:03h
img
Foto: Mauro Smith
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu nesta sexta-feira (6), o Título de Cidadã do Amazonas, para a presidente e fundadora do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Oriona Maria Ferreira Ohse, no plenário Ruy Araújo, por meio de propositura do deputado estadual João Luiz (Republicanos).

“Nós concedemos o Título de Cidadã do Amazonas para a senhora Oriona por ver o trabalho incansável que ela vem realizando em prol das mulheres que tem enfrentado problemas e quando descobrem que estão com essa enfermidade. O trabalho que ela tem realizado é muito importante”, disse o deputado João Luiz.

A homenageada, Oriona Ohse afirmou que ficou muito feliz com a entrega do Título de Cidadã concedido pelo Poder Legislativo. “Eu moro há 47 anos no estado do Amazonas e hoje ser reconhecida como uma cidadã amazonense é muito gratificante. Não tenho como descrever a felicidade e o reconhecimento do deputado João Luiz, pois você nunca faz algo para receber algo em troca e eu nem esperava nada”, enfatizou.

A delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), que representou o governador Wilson Lima na solenidade, explicou que receber esse título é muito importante. “A Oriona trabalha para ajudar as pessoas que têm câncer. Ela passou por isso também e homenageá-la neste mês é muito certo, pois estamos no Outubro Rosa. É muito justo que a Assembleia Legislativa e o deputado João Luiz tenham esse olhar sensível trazendo para ela este presente”, concluiu a delegada.

A solenidade contou com a presença da chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lúcia Marques, representando a Prefeitura de Manaus, Bárbara Pereira da Defesa Civil do Amazonas, Dra. Eulália Campos, do Grupo Gamma, tenente do Exército Brasileiro (EB), Erica Castro Batista, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA),  Nilda Maria da Silva, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e dentre outras autoridades.

História

Ohse nasceu na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. É formada em pedagogia e teologia, além de ser professora desde os 18 anos de idade. Ela é presidente e fundadora do Grupo Gamma. A educadora é paciente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) e do Hospital de Amor de Barretos.

A homenageada faz um trabalho de amparo às mulheres em tratamento contra o câncer de mama, além de conscientizar sobre a prevenção da doença, por meio do Grupo Gamma, que foi fundado em 2009.