NOTÍCIAS

Palestra na Assembleia Legislativa abordará assédio moral no ambiente de trabalho

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.mai.2023 16:37h
img
Foto: Edmar Perrone

O assédio moral é conceituado como toda e qualquer conduta abusiva manifestada por comportamentos, palavras, atos e gestos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade e à integridade física e psíquica de uma pessoa.

Para conscientizar e informar servidores sobre o que é, como prevenir e combater o assédio moral, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso vai promover, na próxima sexta-feira (19), a palestra “Assédio Moral no trabalho”, ministrada pela procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT/11ª Região), Fabiola Bessa Salmito, a partir das 9h, no miniplenário Cônego Azevedo. O evento também terá a participação da jornalista e especialista em oratória, Daniela Cardoso, que irá falar sobre comunicação não violenta no trabalho.

De acordo com informações e orientações difundidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), as vítimas de assédio moral são expostas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades.

Para configurar o assédio moral, é imprescindível esse requisito: a repetição e a constância das situações promovidas pelo assediador. Tais condutas são incompatíveis com leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho, e por isso devem ser combatidas.

“É missão da Escola do Legislativo criar ações que visem informar o servidor sobre esse assunto, que é tão importante e atual, pra que juntos possamos coibir qualquer conduta nesse sentido. É nosso dever manter a saúde das relações e da boa convivência, com respeito e senso de coletividade, dentro do nosso ambiente de trabalho”, comentou Paloma Cavalcante, gerente didático-pedagógica da Escola do Legislativo e idealizadora do evento.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1tPkpqBzuwOn6ADkwJywMjYVLfwApW8Hly7nXFeeZAts/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true. As vagas são limitadas.