NOTÍCIAS

Palestra sobre abordagem política e imagem parlamentar fecha programação do Feclam

Por Diretoria de Comunicação

19.abr.2024 17:00h
img
Foto: Alberto César Araújo

A programação de cursos e palestras da quarta edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no auditório Belarmino Lins, encerrou na tarde desta sexta-feira (19/4) com a palestra “Abordagem política e imagem parlamentar”, conduzida pela especialista em marketing político, eleitoral e digital Rayane Moreira de Souza.

Jornalista, mestre em Ciência Política pela Universidade de Lisboa (POR) e doutoranda em Ciências Empresariais e Socias pela Universidade de Ciências Empresarias e Sociais (ARG), a palestrante tem experiência em assessorias de comunicação de órgãos públicos, como Câmaras e Prefeituras municipais, bem como na assessoria de agentes políticos e coordenando a comunicação de campanhas eleitorais, possuindo mais de 16 anos de experiência na área.

Em sua apresentação, a especialista falou sobre o papel das redes sociais como uma importante ferramenta na comunicação e como esta ferramenta se tornou indispensável para qualquer candidato ou político.

“É preciso se posicionar com estratégia na internet, não podendo acontecer de maneira aleatória. É preciso ter uma comunicação efetiva com a população e com o eleitor”, apontou a palestrante.

Dentro de caminhos ou estratégias que podem ser adotadas na comunicação direta e mais acessível com o eleitor indicados por Rayane Moreira, um exemplo é o storytelling, que é o recurso de pequenos vídeos, onde são apresentadas narrativas criadas para contar os acontecimentos ou realizações do político, de modo a gerar identificação, mobilização e empatia.

“Rede social é gente falando com gente. Então, quando conto uma história, consigo gerar uma proximidade com o eleitor, crio uma identificação e aí fica muito mais fácil esse eleitor entender minha mensagem”, explicou Rayane.

A palestrante também falou sobre os prejuízos que podem ser trazidos ao político que não tem uma presença ativa ou sem estratégias nas redes sociais. Segundo a jornalista, hoje as redes sociais têm influência direta na decisão de voto do eleitor, então, na avaliação dela, quando um político não tem presença digital muito forte, pode gerar ruídos de comunicação, prejudicar o canal de comunicação, podendo, inclusive, prejudicar uma campanha eleitoral.

“Não estou dizendo que as redes sociais são responsáveis 100% pelo resultado de uma eleição, mas contribuem bastante”, disse, complementando que a comunicação “off-line”, no mundo real, é importante, aliada à comunicação “on-line”.

Participante da plateia, a vereadora Ester Lima (PSD), do município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), falou sobre as dificuldades de utilização das redes sociais em seu município devido à instabilidade do serviço de internet, porém, disse compreender a relevância que esta ferramenta de interação com a população é relevante.

“Precisamos nos aprimorar constantemente, aprender que essas novas tecnologias nos permitem estar mais próximos da população, porque, a partir do momento que ocupamos um cargo de vereador, nos tornamos vereadores não apenas dos nossos eleitores, mas de toda a população”, explicou, valorizando a oportunidade de aprendizado que o Feclam oportuniza.

A vereadora Socorro Bandeira (PSD), do município de Manicoré (332 quilômetros), destacou que esta ferramenta é importante, porém é preciso cautela na sua utilização.

“Sabemos que qualquer deslize pode prejudicar nossa reputação como parlamentar, daí a importância de participar de palestras como esta, para que possamos saber como utilizar e nos posicionarmos nesse mundo digital”, disse a vereadora.