NOTÍCIAS

Parlamentares da Assembleia exaltam 90 anos do voto feminino no Brasil

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

24.fev.2022 15:25h
img
Foto: Divulgação Dicom

Ao completar 90 anos da conquista do voto feminino, no Brasil, celebrada nesta quarta-feira (24), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) exaltaram a data. Estabelecido em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, ao promulgar o Código Eleitoral e previsto pela nova Constituição brasileira dois anos mais tarde, o voto feminino foi o resultado da luta das mulheres sufragistas desde a década de 1880.

Para o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), a legalização do voto feminino é uma conquista que corrigiu uma desigualdade social. “Foi um grande avanço na política brasileira, mas que chegou até com atraso porque foram muitos anos de lutas para que as mulheres tivessem seus direitos políticos igualados com os dos homens e para que uma nova história pudesse ser escrita em nosso país”, afirmou.

Sobre a conquista, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) saudou as mulheres que lutaram para adquirir o direito de votar, e também as que atualmente exercem o direito, indo às urnas nas eleições. “Com a aprovação do voto feminino, as mulheres passaram a sonhar com mais espaço na política brasileira. Hoje, vemos que a Assembleia Legislativa é composta por cinco deputadas, não são ainda a maioria, porém somos mulheres que trabalhamos com garra e perseverança”, declarou.

“O voto feminino é um avanço. Mais da metade dos eleitores no Brasil é de mulheres. São trabalhadoras que precisam participar mais da política. Infelizmente, a representatividade das mulheres nos parlamentos e governos ainda é menor do que a dos homens, porém essa realidade já está mudando. Sem dúvida nenhuma a participação das mulheres na política é fundamental para o fortalecimento da democracia”, afirma o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD).

O líder do Governo na Aleam, deputado Felipe Souza (Patriota), afirmou que as mulheres são indispensáveis em qualquer setor ou esfera da sociedade, e na política não seria diferente. “Hoje, comemoramos um dia histórico. Tenho, inclusive, uma lei de minha autoria em vigor no estado, que institui o dia 24 de fevereiro, como o Dia Estadual da Mulher na Política. Precisamos intensificar cada vez mais, em diversos ambientes, a importância de termos mais mulheres envolvidas na política e, em qualquer outro espaço de destaque. As mulheres vêm se empoderando cada vez mais, e admiro, incentivo e apoio esse movimento”, finalizou.

Na visão do deputado Serafim Corrêa (PSB), a participação das mulheres na política brasileira também é um avanço relacionado à conquista do direito ao voto. Ele lembrou que, na legislatura passada, a Aleam, tinha apenas a deputada Alessandra Campelo (MDB). Atualmente, comemorou que há cinco: a deputadas Nejmi Aziz (PSD); Alessandra Campelo, que está licenciada; Joana Darc, Therezinha Ruiz e a Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), enumerou. “As parlamentares são heroínas por se disporem a lutar no campo de batalha da política”, disse.

Ao falar sobre a data, a deputada estadual Joana Darc (PL) enfatizou que a luta das mulheres é constante, dentro e fora do parlamento. “É importante reforçarmos a voz e a presença da mulher na política amazonense”, disse.