NOTÍCIAS

Parlamentares estaduais comentam expectativa para 24ª Conferência da Unale  

Por Diretoria de Comunicação

23.nov.2021 9:27h
img
Foto: Divulgação Dicom

Com o tema “Unale 25+: Redesenhando os Caminhos do Parlamento”, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizará a 24ª Conferência Nacional, entre os dias 24 e 26 de novembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento, que será em formato híbrido (remota e presencial), não aconteceu em 2020, por conta da pandemia da Covid-19.

A expectativa para o maior encontro de parlamentares da América Latina, que nesta edição promoverá debates com ministros, parlamentares, servidores legislativos, candidatos presidenciáveis e contará com a participação de delegações internacionais, é grande entre os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV) avalia que a 24ª Conferência da Unale é uma oportunidade única para a integração, troca de experiências e compartilhamento de ideias, entre deputados de todos os estados, além de fortalecer a união parlamentar. “Como presidente da Aleam, tenho a melhor expectativa para o encontro, que volta a acontecer presencialmente depois de tudo que vivemos, nestes dois últimos anos por causa da Covid-19. Tenho certeza de que todos que participarem sairão enriquecidos, com muitas ideias novas que serão positivas e produtivas para o nosso trabalho na Assembleia”, avalia.

A deputada estadual da Bahia, Ivana Bastos (PSD), presidente da Unale, destacou a importância da Unale durante a pandemia. “A Unale se mostrou muito importante nesse momento, principalmente no papel de interlocutora do Parlamento e da sociedade, junto às entidades que buscavam arduamente uma solução para diminuir os impactos da pandemia. Ela lembrou que a Unale completou 25 anos de fundação e se tornou mais forte, participativa, interativa e moderna, surgindo assim a Unale 25+. “Uma nova etapa marcada pela consolidação de um trabalho voltado para o fortalecimento do Parlamento brasileiro”, concluiu.

O deputado Adjuto Afonso (PDT), que foi presidente da Unale em 2017, explica que a conferência é sempre um momento importante para o parlamento estadual. “Não tivemos ano passado por conta da pandemia, e esse ano tratemos o tema “Redesenhando os caminhos do Parlamento”, em que discutiremos, por exemplo, a modernização das Casas Legislativas, melhoria no ambiente de negócios através do Sebrae, cenários econômicos diversificados, e avaliar a melhor forma de contribuirmos enquanto deputados estaduais, conhecedores de nossas regiões. Essa troca de experiência entre os estados é muito válida, pois as decisões refletem no país com um todo”, destacou.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), presidente do Parlamento Amazônico, disse esperar que a 24ª Conferência da Unale discuta as prerrogativas das Assembleias Legislativas sobre legislar  a respeito de assuntos de interesses estaduais, como a criação e unificação de municípios. “Essas pautas jamais estarão no Congresso Nacional. Precisamos debater esses temas, que deveriam estar restritos aos Estados”, afirmou.

Já o deputado João Luís (Republicanos) disse que a 24ª Conferência da Unale será de grande relevância. Explicou que sua participação, na conferência, acontece pela segunda vez, o que gera muita expectativa, pois serão debatidos assuntos de interesse do Brasil e dos estados, onde haverá diálogos com outros parlamentares estaduais. “Tenho certeza de que sairemos desse congresso com resultados positivos e iremos contribuir com políticas públicas voltadas para o aquecimento da economia e geração de emprego e renda”, assegurou.

A importância da 24ª Conferencia da Unale para o país é destacada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB). “O evento reúne legisladores nacionais e internacionais, onde nós como parlamentares poderemos discutir as atuações em cada área e o que pode ser feito na legislação durante esta fase pós-pandemia para ajudar a todos os Estados do Brasil e as Casas Legislativas. Grande parte da população está na expectativa do que pode acontecer daqui para frente e este encontro vai permitir a troca de ideias e conhecimentos entre parlamentares e servidores, então a expectativa que tenho é muito grande e positiva”, explicou.

 

Presenças confirmadas

Confirmaram presença na Conferência, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin; ministra da Agricultura, Tereza Cristina  e o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja Silva (PSDB), além do Diretor-Executivo do Interlegis, Leonardo de Andrade Barbosa; o presidente da Xcential Legislative Technologies, Mark Stodder e o  Sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômica, Alexandre Schwartsman, entre outros.