NOTÍCIAS

Parlamento Jovem 2021 da Assembleia Legislativa do Amazonas encerra com seleção de projetos

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.dez.2021 13:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Durante o último dia de atividades da 13ª edição do Parlamento Jovem, nesta sexta-feira (10), aconteceu a seleção preliminar dos projetos apresentados pelos deputados jovens participantes do programa.

Nesta fase, a coordenação do programa faz uma pré-seleção dos projetos, que trataram de temas inéditos ou pouco comuns às edições de parlamento jovem anteriores, como explicou a coordenadora do programa, Cassandra Serejo. Ela informou que está sendo feita uma prévia dos projetos para, a seguir, serem avaliados pela banca examinadora, com a participação de servidores da Diretoria de Apoio Legislativo da Assembleia, que definirá quais projetos estão aptos a tramitar na Casa.

“Temos projetos muito interessantes, inclusive uma indicação ao Governador para que seja criada uma Secretaria de Estado voltada à questão da exploração de minério no Amazonas, tema bastante atual. Não sabemos se passará pelo crivo da avaliação final, mas é um projeto que tem como objetivo atenuar as ações dos garimpos ilegais, que ocorrem no Estado”, exemplificou.

Os melhores projetos, ainda segundo Cerejo, serão premiados e podem ser reapresentados por deputados para tramitar na Aleam.

 

Avaliação positiva

Ao fazer uma avaliação sobre o Parlamento Jovem 2021, a coordenadora destacou o desafio de realizar a edição, após a pausa imposta pela pandemia da Covid-19, que não permitiu a realização da edição 2020. “Este ano, tivemos um tempo muito curto para organizar todo o cronograma e, infelizmente, não pudemos realizar eleições de representantes de escolas do interior. Tivemos uma turma bastante engajada, mesmo após um ano e meio longe da escola presencial, e que apresentou projetos bem diversos. Além da questão social, eles vieram com uma carga emocional muito grande no discurso de mudança e contribuição”, afirmou.

O jovem Lucas Castelo Branco Veloso de Lima, de 18 anos, eleito presidente do Parlamento Jovem 2021, propôs um Projeto de Lei sobre a inclusão de educação financeira nas escolas da rede pública de ensino e falou sobre a experiência do parlamento jovem.

“O programa superou minhas expectativas. A gente chega com a ideia de que será algo chato e maçante, mas foi muito interessante estudar legislação, regimento interno, as Constituições. Pude aprender bastante”, disse. Ele explicou que o projeto que propôs foi sobre a implantação da educação financeira nas escolas. “Hoje, a gente sai da escola sem saber o que é ICMS, taxas de cartões de crédito e débito, por exemplo, e acredito que pode ser aproveitado pelos deputados, pois contribuirá para o esclarecimento dos nossos jovens”, explicou.