NOTÍCIAS

Parlamento Jovem elegeu últimos representantes da capital, nesta quarta-feira (4)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

04.mai.2023 13:36h
img
Foto: Alberto César Araújo

O Programa Parlamento Jovem, coordenado pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), elegeu na última quarta-feira (3) os últimos representantes das escolas da capital com a escolha dos alunos deputados jovens da Escola Estadual Áurea Braga (CMPM IV), localizada no bairro São José, zona Leste e da Escola Estadual Therezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada II, zona Centro-Oeste.

Na parte da manhã, os alunos da Escola Estadual Áurea Braga (CMPM IV) elegeram a aluna Dênali da Silva Pereira, 16, para representá-los no programa, enquanto os alunos da Escola Estadual Therezinha Almeida da Silva escolheram a jovem Sarah Cristina de Souza Oliveira, 17, para representar a escola no Parlamento Jovem 2023.

Com estas eleições, são 22 representantes eleitos e encerra-se a escolha dos representantes da capital, restando apenas os representantes das escolas dos municípios de Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 km de Manaus), para completar o 24 deputados jovens para vivenciar a experiência de um mandato parlamentar apadrinhado por um deputado estadual por duas semanas na Assembleia Legislativa.

 

O programa

O Parlamento Jovem é um programa desenvolvido pelo Poder Legislativo estadual e tem como objetivo estimular a participação dos jovens na política e incentivar o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação, negociação e trabalho em equipe. A ideia é proporcionar uma experiência política aos jovens estudantes do estado, sendo uma iniciativa que busca ainda fortalecimento da cidadania e formar futuros líderes políticos e sociais.

O Parlamento Jovem é composto por 24 estudantes do Ensino Médio, selecionados para representar suas respectivas escolas na Aleam. Durante duas semanas, os estudantes escolhidos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e interagir com deputados estaduais.

Os 24 jovens deputados e deputadas participam de atividades no Parlamento, como simulações de votações, elaboração de Projetos de Lei e discussões sobre temas relevantes à sociedade.