NOTÍCIAS

PL do deputado Carlinhos Bessa garante inclusão digital de idosos no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

17.mar.2022 13:13h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O Projeto de Lei nº 463/21, de autoria do deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), que institui a Campanha Permanente de Inclusão Digital destinada à Pessoa, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O PL pretende garantir a capacitação da pessoa idosa, por meio de oficinas de inclusão digital, para o uso das novas tecnologias da informação e incentivar a sociedade civil para que estabeleça programas voluntários com o objetivo específico de fortalecer a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas e que envolvam a inclusão digital.

De acordo com o parlamentar, a internet está presente na rotina da maioria das pessoas e os que não se adaptam aos recursos digitais acabam sendo, de certa forma, excluídos da sociedade contemporânea.

“A dificuldade para o acesso dos idosos à internet impede o exercício pleno de cidadania na era da informação. Dessa forma, visto que a integração ao mundo virtual é um direito essencial assegurado pelo Estatuto do Idoso, faz-se necessário o engajamento de toda a sociedade para assegurar a inclusão digital das pessoas idosas. Nessa perspectiva, sendo a internet um elemento intrínseco ao cotidiano social, faz-se necessário remover os obstáculos que impedem o senso de pertencimento das pessoas idosas à vida moderna”, defendeu Bessa.

Segundo a Pesquisa Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade, realizado em 2020, apenas 19% dos idosos fazem uso efetivo da internet; 72% da população da terceira idade nunca utilizou um aplicativo; e 62% nunca utilizou as redes sociais.