NOTÍCIAS

PL propõe a criação do Programa Estadual de Alfabetização Digital da Terceira Idade no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

11.dez.2023 11:14h
img
Foto: Gilson Melo

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei n° 917/2023, de autoria do deputado Daniel Almeida (Avante) que propõe a criação do Programa Estadual de Alfabetização Digital da Terceira Idade no âmbito do Estado do Amazonas.

O objetivo do programa é proporcionar um ambiente de aprendizagem de informática e tecnologia para idosos com 60 anos ou mais, que desejam aprender a utilizar computadores, especialmente programas do Windows.

O projeto visa promover a inclusão digital e social dessas pessoas, reconhecendo a importância de garantir que a terceira idade possa acompanhar as constantes transformações tecnológicas e aproveitar as inúmeras oportunidades oferecidas pela era digital.

A iniciativa do deputado, reconhece a importância de investir na inclusão digital dos idosos, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
Através do aprendizado da informática e das tecnologias, os idosos poderão acessar informações, além de participar ativamente da sociedade em geral.
O parlamentar ressalta a importância desse programa para a inclusão digital da terceira idade no Amazonas.
“Nosso objetivo é garantir que cada vez mais idosos possam ter acesso às tecnologias digitais e aproveitar os benefícios que elas oferecem. Com o programa de alfabetização digital, esperamos contribuir para a integração deles na sociedade digital. Ao promover o acesso à tecnologia para a população idosa, estamos contribuindo para a redução da exclusão digital e para a garantia de uma participação plena e ativa desses indivíduos na sociedade. Além disso, a tecnologia pode auxiliar os idosos a se manterem atualizados, se comunicarem com familiares e amigos, acessarem serviços públicos e privados, além de proporcionar entretenimento e ocupação do tempo livre”, disse Almeida.

O Projeto de Lei apresentado será analisado pelas comissões pertinentes e, caso seja aprovado, poderá representar um avanço significativo no Estado do Amazonas, garantindo o acesso a novas oportunidades para os idosos e promovendo a inclusão digital.

Texto: Sharleny Oliveira