NOTÍCIAS

Polícia Militar do Amazonas é homenageada pelos seus 186 anos em Sessão Especial na Assembleia

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

24.abr.2023 14:45h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial, nesta segunda-feira (24),  para homenagear os 186 anos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em atendimento a requerimentos dos deputados estaduais Cabo Maciel (PL) e Comandante Dan (PSC).

Presidindo a Sessão, o deputado Cabo Maciel (PL) agradeceu à Assembleia por celebrar a Polícia Militar. “É muito importante a Casa homenagear esta instituição quase bicentenária, que é a Polícia Militar, que dia-a-dia cumpre missão árdua e, mesmo passando por momentos difíceis, é uma instituição fortalecida no Estado. Por isso, agradeço ao Presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade, pela aprovação dos nossos requerimentos”, afirmou, destacando avanços à instituição, como a Gratificação de Cursos aprovada no ano passado e o último concurso da PMAM realizado.

Em seu discurso, Comandante Dan (PSC) relembrou a história e evolução da PMAM. “Neste ano, a PMAM está completando 186 anos de proveitosa existência e festeja essa conquista, atuando nos 62 municípios do Amazonas.

Entendemos que ser policial é defender o Estado e a população. Por isso, a valorização do policial, equipamentos modernos e meios para atuar com mais qualidade é primordial para exercer a sua capilaridade”, afirmou.

O  Subcomandante-Geral da PMAM, Coronel Algenor Maria da Costa Teixeira Filho recebeu a Placa de Homenagem destinada à instituição. Ele enfatizou em a atuação da PM nas ruas e destacou que a homenagem é o reconhecimento ao trabalho dos policiais militares.

A população do Estado quase dobrou nestes quase dez anos, mas os índices estão aí para mostrar o que os nossos guerreiros fazem todos os dias pelo povo do Amazonas. Esta homenagem é o reconhecimento do povo pelo que cada policial faz. Tenho orgulho de poder usar a mesma farda que cada um destes guerreiros usa e gratidão pelo que eles fazem por cada família”, declarou.

No total foram entregues 32 Certificados de Homenagem para policiais militares.

 

História

No Amazonas, com a denominação de Guarda Policial, nasceu a Força Militar Estadual, criada pelo Decreto do então Presidente da Província do Grão-Pará, General Soares de Andréas, que expedia as “Instruções Gerais”, de 04 de abril de 1837, autorizando a criação, em qualquer vila da região amazônica, de uma Guarda Policial, ante à no ameaça da revolta dos Cabanos na região.

Posteriormente, com a Lei n 761, de 16 de junho de 1887, a Guarda Policial recebeu a denominação de Corpo Policial do Amazonas, sendo dissolvido no Decreto n 11, de 13 de janeiro de 1890, quando foi criado o Batalhão Militar de Segurança, denominado posteriormente como Regimento Militar do Estado, depois Batalhão Militar,  a seguir Força Policial do Estado e, finalmente, Polícia Militar do Amazonas, em 14 de novembro de 1938.