NOTÍCIAS

‘População do interior está abandonada’, diz Dermilson Chagas sobre segurança pública no interior

Por Assessoria

18.ago.2021 14:37h
img
Foto: Márcio Gleyson

O deputado Dermilson Chagas lamentou, nesta terça-feira (17), a fuga de presos ocorrida no último sábado (14), no município de Iranduba, sendo que é a segunda em dois meses. Recentemente, em visita aos municípios de Anori, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa e Jutaí, o deputado pôde constatar a falta de investimento na área da segurança pública. Por isso, o parlamentar denunciou, por meio de suas redes sociais, o estado de abandono que as delegacias do interior do estado se encontram por falta de investimento do Governo do Amazonas.

“Não existe segurança no interior do Estado. Existe a presença de alguns policiais. A ausência do contingente é muito grande para suprir as necessidades dessas localidades, seja em qualquer município. Existe uma ausência de policiais muito grande, tanto de policiais civis quanto de policiais militares”, afirmou o parlamentar.

Dermilson Chagas explicou que, em Jutaí, por exemplo, a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) não possui a estrutura adequada para a realização do trabalho dos policiais, pois não há internet e nem equipamentos, dentre eles computadores, para o registro de ocorrências e demais atendimento à população. Por isso, os policiais e servidores administrativos da delegacia de Jutaí são obrigados a recorrer ao prédio do Forum da cidade para realizar essas tarefas, inclusive para realizar audiências de custódia on-line com presos.

“Conversamos com a população e a reclamação é uma só: segurança pública. Fui visitar a delegacia de Jutaí e constatei que a situação é realmente precária, pois não há nem internet”, disse Dermilson Chagas, frisando que a realidade de Jutaí se reflete nos demais municípios que ele tem visitado recentemente.

Dermilson Chagas conta que o abandono da segurança pública por parte do Governo do Estado em Jutaí fez com que a cidade fosse tomada pela criminalidade por conta do tráfico de drogas e também pelo fato de existir área de garimpo no entorno do município. “É um verdadeiro descaso e um absurdo total, porque encontrei até fezes de pombo na delegacia, que está completamente abandonada”, ressaltou o parlamentar.

Situações absurdas

O parlamentar também relatou que há, nos municípios, situações absurdas que precisam ser sanadas na área da segurança pública. “Em Fonte Boa, por exemplo, a Polícia Civil não se mistura com a Polícia Militar. Em Borba, são os presos que cuidam da delegacia. Então, não podemos esperar nada. E é uma atitude proposital do Governo, porque o secretário de Segurança Pública não tem planejamento estratégico, não tem um programa, não tem efetivo, não tem viaturas. Essas fugas sempre vão existir nos municípios porque o Governo é ausente na Segurança Pública”, resumiu Dermilson Chagas.

Anuário revela que investimentos diminuíram

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 revela que o Governo do Amazonas diminuiu em 2020 os investimentos em Segurança Pública em comparação ao ano de 2019. No primeiro ano da Gestão Wilson Lima, o percentual investido era de 11,1%. No ano seguinte, caiu para 10,7%. Dessa forma, o Estado, que em 2019 investiu recursos de R$ 2,108 bilhões em segurança pública, diminuiu para R$ 1,101 bilhão.

A publicação reúne informações fornecidas por secretarias de Segurança Pública de todo o Brasil e por corporações como Polícia Civil, Polícia Militar e federal, entre outras fontes oficiais de Segurança Pública, e fazem um amplo retrato da Segurança Pública brasileira. A edição deste ano foi lançada no mês de julho.

“Isso significa que houve menos investimentos em equipamentos, viaturas, policiamento, informação e inteligência, e só comprova o que eu já vinha afirmando há muito tempo que o Governo do Amazonas deixou a segurança pública abandonada. Por isso tivemos tantos acontecimentos terríveis tanto na capital quanto no interior”, frisou Dermilson Chagas.