NOTÍCIAS

Por indicação do deputado Delegado Péricles, Governo do Amazonas entrega sistema de abastecimento de água na comunidade Ebenézer

Por Assessoria de Comunicação

12.jul.2023 13:04h
img
Foto: Sandro Pereira

Após a soma de esforços entre o Governo do Amazonas e o deputado estadual Delegado Péricles (PL), na terça-feira (11), foi entregue um novo sistema de abastecimento de água na comunidade Ebenézer, na zona rural de Manaus, que vai beneficiar mais de 100 famílias daquela localidade. O parlamentar vem pleiteando, junto ao Poder Executivo, a construção de um poço artesiano e sistema de tratamento e distribuição de água potável na comunidade desde o início do seu primeiro mandato, em 2019.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), ao lado do parlamentar e do diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, e do secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, realizou a entrega do sistema na comunidade, que fica localizada no rio igarapé Tarumã-Mirim, na margem esquerda do rio Negro.

No local, a obra contemplou a construção de um poço com 100 metros de profundidade e um reservatório capaz de armazenar 64 mil litros de água, com casa de cloração química, além da implantação de 3,2 quilômetros de redes de distribuição e a instalação de 115 hidrômetros.

Durante a solenidade, o deputado falou do trabalho que vinha sendo desenvolvido em benefício da comunidade Ebenézer, onde mais de 100 famílias conviviam diariamente com a dificuldade de encontrar água limpa para consumo próprio e manutenção de atividades agrícolas.

“Hoje foi um dia histórico para comunidade Ebenézer. Tudo começou em 2019, quando eu estive aqui buscando conhecer as necessidades da comunidade. Mesmo cercada por água, uma das grandes necessidades da comunidade era a falta de água potável. Não medi esforços para essa realidade acontecer e hoje conseguimos inaugurar esse sistema. Não só o poço artesiano, como era a ideia inicial, mas sim um sistema de distribuição”, declarou o parlamentar, agradecendo a sensibilidade do governador Wilson Lima por investir em água tratada, transformando a vida dos moradores daquela comunidade.

Na ocasião, o governador destacou o trabalho do parlamentar em prol dessa pauta e aproveitou a oportunidade para falar dos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas em projetos semelhantes que já contemplaram mais de 200 mil pessoas em todo Estado.

“O deputado Péricles falou da necessidade que a comunidade tinha com o problema de água potável. Eu disse a ele que iríamos fazer melhor, complementando e fazendo um serviço de distribuição de água, colocando a rede de distribuição, e hoje esse projeto se torna realidade. Também estamos investindo mais de R$ 190 milhões em projetos de abastecimento de água e ainda temos o projeto Água Boa. Esses trabalhos são que transformam e mudam as vidas das pessoas”, pontuou.

Reconhecimento

A moradora da comunidade, Yêda Cabral, agradeceu ao deputado o fato de agora poder abrir a torneira de casa e ter água, uma vez que a realidade das famílias do local era diferente. “Eu agradeço a Deus em primeiro lugar, e segundo ao Delegado Péricles, que ajudou muito a nossa comunidade, que era carente de água. Hoje a gente pode agradecer por essa conquista, por essa lindeza de água”, reconheceu.

 

Fotos: Sandro Pereiral