NOTÍCIAS

Por indicação do deputado João Luiz, Secretaria de Esportes do Amazonas vai ser recriada

Por Assessoria de Comunicação

26.abr.2023 18:32h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) indicou em 2021 ao Governo do Amazonas requerimento para recriação da Secretaria de Estado do Desporto, Lazer e Juventude do Amazonas (Sedel-AM). Na última terça-feira (25), o governador Wilson Lima fez um anúncio sobre essa recriação da pasta no estado e nesta quarta-feira (26), a Mensagem Governamental foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam).

“Agradecemos ao governador Wilson Lima por ser um parceiro no poder transformador do esporte. É um sonho que vai se tornar realidade. Essa foi uma indicação nossa ao governo e ficamos felizes com esse anúncio que marcará um importante avanço para o esporte amazonense”, disse o deputado João Luiz.

O governador Wilson Lima afirmou que enviou na última segunda-feira (24) um pacote de Mensagens Governamentais para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“Dentro dessas mensagens está a recriação da Secretaria de Esportes. Hoje é necessário ampliar essa estrutura para que possamos tratar de mais recursos e emendas parlamentares para o nosso esporte”, explicou.

O governador destaca que esse é mais um passo importante para o esporte amazonense. Durante o discurso no lançamento do Edital de Seleção Pública do Bolsa Esporte Estadual 2023, destinado ao patrocínio de atletas e paratletas, e à contratação de atletas e paratletas por meio do projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, ele afirmou que o titular da Sedel-AM será o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Jorge Oliveira.

Audiência pública

Em Audiência Pública, em 2021, por iniciativa do deputado João Luiz, foi realizada uma discussão sobre a recriação da Secretaria de Esportes com gestores, presidentes de federações e representantes do esporte local.

“A discussão é muito válida e demonstra o quanto o parlamento e a sociedade como um todo estão atentos para a importância da promoção da saúde, por meio do esporte, para prevenir doenças. Isso é um grande avanço. O estado precisa de políticas públicas voltadas para o esporte e a recriação da secretaria de esporte será um avanço para tratar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou na audiência pública, o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Dr. Gerson Mourão.

Na reunião, o deputado João Luiz afirmou que “a recriação da Secretaria é uma decisão governamental que irá impactar na vida da população amazonense”, afirmou.