NOTÍCIAS

Preocupação com violência foi o tema central dos debates da Sessão Plenária, desta terça-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

12.jul.2022 14:16h
img
Foto: Alberto César Araújo

A sensação de insegurança pública aliada ao aumento da criminalidade na capital e no interior, sobretudo nos rios da Amazônia foi um dos temas dos discursos parlamentares desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A atuação de piratas nos rios, com assaltos a embarcações e roubo de combustíveis, principalmente na região do Rio Purus e do Rio Madeira foi o primeiro ponto abordado durante a Sessão Plenária, em que foi sugerida ao Governo Federal a disponibilização de uma estrutura adequada de segurança nos rios, para que as pessoas possam trafegar com segurança.

Os deputados também usaram de números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para comparar o comportamento dos crimes no Brasil, que mostrou queda no número de assassinatos e mortes violentas, enquanto o Amazonas foi o estado que apresentou a maior alta de assassinatos do país.

O reforço na segurança das fronteiras também foi outra questão abordada, com a necessidade de uma cooperação entre as forças de segurança e os poderes, para manter a fiscalização das fronteiras de forma frequente, com grandes operações de segurança constantes, já que são milhares de quilômetros, o que hoje torna-se impossível para o atual efetivo nas regiões de fronteira.

 

Repúdio

O caso de estupro de uma mulher, durante o parto, pelo médico anestesista em um hospital da Baixada Fluminense também foi assunto abordado na Aleam. Vários deputados manifestaram repúdio e lamentaram o abuso cometido em um momento tão vulnerável e também pediram a punição rigorosa ao abusador.