NOTÍCIAS

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, solicita instalação de leitos com UCI em Barreirinha

Por Assessoria

23.set.2021 14:05h
img
Foto: Evandro Seixas

O presidente da Assembleia Legislativa  do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), encaminhou, nesta semana, requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (SES), solicitando a instalação de leitos com Unidades de Cuidados Intermediários (UCI’s) no Hospital Cariolano Cidade Lindoso, no município de Barreirinha (distante 330 Km de Manaus em linha reta).

De acordo com o parlamentar, a pandemia do coronavírus provou a importância de descentralizar os atendimentos de saúde no Amazonas e de estruturar os hospitais do interior.

“As unidades de saúde de Manaus não deram conta do aumento no número da pacientes da cidade e também tiveram dificuldades de atender as transferências do interior, mostrando a importância de equipar os hospitais dos municípios de uma melhor estrutura de entendimento”, destacou.

Ainda segundo Roberto Cidade, o Governo do Amazonas assumiu o compromisso de instalar leitos com UCI’s em todo o interior, mas até o momento Barreirinha não foi contemplada.

“O Governo do Estado anunciou que instalaria leitos com UCI’s em todos os municípios do interior, porém isto ainda não aconteceu em Barreirinha, que ainda luta pra ter este leito de média complexidade instalado e em funcionamento”, completou.

 

UCI’s

Mais equipadas do que os leitos clínicos, as Unidades de Cuidados Intermediários (UCI’s) são um meio termo entre a enfermaria e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e servem para tratar pacientes em estado pouco grave, sem risco de morte imediato, mas que precisam de aparelhos específicos e monitoramento 24h por dia.