NOTÍCIAS

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, reforça compromisso da Casa em auxiliar na resolução de problemas na BR-319

Por Assessoria de Comunicação

10.out.2022 16:46h
img
Foto: Herick Pereira

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) irá somar esforços com o Governo do Estado e os órgãos competentes para a solução dos problemas causados pela queda de duas pontes na rodovia BR-319, sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim. A garantia foi dada pelo presidente do Poder Legislativo estadual, deputado Roberto Cidade (UB), durante a entrevista coletiva concedida pelo governador Wilson Lima (UB) na manhã desta segunda-feira (10/10).

A estimativa do Governo do Estado é de que aproximadamente 104 mil pessoas estejam sendo afetadas pelo desabamento das pontes, afetando diretamente moradores dos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri.

“Amanhã (terça-feira) teremos sessão plenária e vamos reforçar a cobrança aos órgãos de controle, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), aos órgãos federais para que possam olhar para esse momento lamentável que temos vivido aqui no estado do Amazonas”, disse.

Cidade falou ainda que a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa deve contribuir. “Também irei falar com o presidente da Comissão de Transporte da Assembleia, para que ele possa marcar uma audiência com os órgãos federais competentes e ver de que forma a Assembleia pode conduzir e contribuir com esses temas lamentáveis que vêm acontecendo no Amazonas, principalmente ali no Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Manaquiri. O intuito é de ajudar, de contribuir, de fortalecer da melhor forma possível a cobrança dos poderes que têm a legitimidade para isso, que no caso é Governo Federal”, afirmou o parlamentar.

Um comitê de crise foi formado pelo Governo do Amazonas para acompanhar a situação que vem afetando o escoamento da produção rural, causando o desabastecimento de alimentos, de remédios e combustíveis. Há ainda o risco de alguns dos municípios ficarem desabastecidos do fornecimento de energia elétrica.