NOTÍCIAS

Presidente da Comissão de Educação da Aleam se torna madrinha de projeto de educação em Manaus

Por Assessoria

01.set.2021 10:10h
img
Foto: Ricardo Machado

A deputada estadual professora Therezinha Tuiz (PSDB) presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed/Aleam), participou do lançamento de um pacote com programas e projetos para a educação básica da prefeitura de Manaus, na terça-feira (31), realizado no auditório da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste. Na ocasião, ela foi apresentada como madrinha de um dos projetos, chamado “Movimentes”.

Os programas lançados visam melhorar a gestão escolar e ajudar os alunos com dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. Ao todo, são dez programas e projetos, apresentados durante o 1º workshop coordenado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE), Departamento de Gestão Educacional (Dege), Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage).

“São vários programas que envolvem questões importantes, como evitar evasão de alunos, e envolve educadores, alunos, pais. Vai cada vez mais motivar toda a comunidade escolar com vistas à melhoria da qualidade da educação em nossa cidade”, destacou Therezinha Ruiz.

Além de empresas e instituições parceiras, que ajudarão no desenvolvimento das atividades, os projetos contarão com profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, os programas trabalham a transversalidade e extrapolam questões pedagógicas. “A ideia é que eles aconteçam em todas as escolas que estão com ensino 100% presencial”, explicou ele.

Madrinha do Projeto Movimentes

Durante o evento, a deputada Therezinha Ruiz foi nomeada madrinha do Projeto Movimentes, que trabalha por meio da psicomotricidade as habilidades cognitivas da escrita, leitura e cálculo. A professora Viviane Figueiredo, coordenadora do Projeto Movimentes, explica que o foco dele é auxiliar alunos do terceiro ano do ensino fundamental I.

“É um projeto de intervenção motora que trabalha os conteúdos de sala de aula na prática da atividade da educação física. Vamos utilizar Língua Portuguesa e Matemática na quadra, nesse processo de alfabetização, para ajudar aquele aluno que está com dificuldade na aprendizagem, para que ninguém fique pra trás”, ressaltou a coordenadora.