NOTÍCIAS

Presidente da Unale entrega Prêmio Assembleia Cidadã à Aleam do projeto “Procon Legislativo + Cidadão

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

15.mar.2022 16:55h
img
Foto: Alberto César Araújo

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual Lídio Lopes (MS), esteve nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para entrega do troféu da segunda edição do Prêmio Assembleia Cidadã, conquistado pela Casa Legislativa do Amazonas na categoria Atendimento ao Cidadão, com o projeto “Procon Legislativo + Cidadão”. Na ocasião, também foi realizada a posse do deputado João Luiz (Republicanos), como presidente da Secretaria de Cuidados, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale.

Lídio Lopes destacou que o “Procon Legislativo + Cidadão” é um belo projeto criado pela Aleam. “É um trabalho tão importante, que ganhou o prêmio, e estamos aqui para contemplar o Estado do Amazonas”, afirmou. Ele disse também que a preocupação da Unale é fomentar o prêmio, cada vez mais. “Nossa intenção é que as Assembleias de todo o país criem oportunidades junto aos servidores para que eles criem projetos inovadores”, concluiu.

Ainda durante seu discurso, Lídio sugeriu que, se ainda não houver, seja criada uma Frente de Assistência Social na Assembleia do Amazonas.

A tesoureira da Unale, deputada estadual pelo estado da Bahia, Ivana Bastos (PSD), destacou o merecimento do projeto Procon Legislativo na conquista do prêmio. “O projeto merece todos os aplausos e acredito que o modelo do Procon Legislativo  pode ser aproveitado por outras Assembleias”, afirmou. O prêmio foi conquistado pelo Amazonas na gestão de Bastos à frente da Unale, em 2021.

De acordo com o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), a premiação engrandece e fortalece as Casas Legislativas do Brasil. “Hoje é um dia importante. Fico feliz, em receber os representantes da Unale, na Aleam, e parabenizo o deputado João Luiz, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, que foi nosso representante na premiação”, disse.

Após a entrega do troféu e do certificado da premiação, o deputado João Luiz enfatizou que ninguém implementa nada sozinho, e agradeceu à Escola do Legislativo da Aleam, que inscreveu o projeto e aos professores que revisaram.“Este prêmio não é de uma pessoa, é da Assembleia como um todo. Fico muito feliz de receber o prêmio por um projeto que tanto ajuda o consumidor amazonense, justamente no dia do consumidor”, explicou.

Prêmio

A 2ª edição do prêmio Assembleia Cidadã aconteceu durante a 24ª Conferência da Unale, em Mato Grosso do Sul. A Aleam ganhou na categoria Atendimento ao Cidadão, com o projeto “Procon Legislativo + Cidadão”.

Nova secretaria

O presidente da Unale, Lídio Lopes, destacou que a Secretaria de Cuidados, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas foi criada a partir de uma sugestão na 24ª Conferência da Unale, que aconteceu em Campo Grande, em novembro do ano passado. Ele ressaltou a importância da nova Secretaria, que tem como objetivo levantar índices dos números de suicídios e auto mutilação para levar os dados à Unale. “Queremos dar nossa contribuição para combater esses males que afligem grande parte da população do nosso país”, disse.

Para João Luiz, o trabalho à frente da Secretaria será de suma importância.“O objetivo é cuidar das pessoas com depressão e que pensam em suicídio, algo que está atingindo todo o país. A Secretaria é composta por deputados de todo o Brasil. Também agradeço ao presidente da Aleam, deputado, Roberto Cidade, que tem acatado e implementado as ideias que são sugeridas”,  afirmou, agradecendo também  à ex-presidente da Unale, Ivana Bastos, pela aprovação da secretaria.