NOTÍCIAS

Presidente do Tribunal de Contas é homenageado na Aleam com Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.nov.2022 16:27h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) outorgou, nesta quarta-feira (30), a Medalha Ruy Araújo ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da propositura do deputado Belarmino Lins (PP) aprovada por unanimidade, em sessão presidida pelo deputado Roberto Cidade (União Brasil).

O deputado Belarmino Lins disse que o conselheiro Érico Desterro sempre será lembrado na Aleam por seus trabalhos prestados ao estado. “A Assembleia Legislativa aprovou de forma unânime a outorga da Medalha Ruy Araújo ao Conselheiro Érico Desterro, uma justa e merecida homenagem. Essa Casa, que representa a sociedade amazonense, tem a honra e alegria de prestar essa homenagem a um amazonense de destaque, pela sua inteligência, competência e firmeza com que comanda a Corte de Contas do Amazonas.

“Deixo claro minha satisfação de presenciar essa homenagem. O povo do Amazonas, por essa Casa, ao conceder essa honraria, nos enche de orgulho. Suas melhores qualidades não estão no campo profissional, e sim de ser um orgulho para sua família”, afirmou o Desembargador Eleitoral do TRE-AM, Kon Tsih Wang.

Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Serafim Corrêa (PSB) afirmou que se sente honrado por ter sido designado a discursar na homenagem. “Mesmo que tardio esse tributo é justo e merecido. Érico Desterro é conhecido pela sua capacidade técnica, pela maneira de tratar as pessoas e pelo respeito ao contraditório”, declarou.

Por fim, Desterro subiu à tribuna para agradecer a Deus, sua família e aos amigos. “Devo tudo isto à minha família e às pessoas que caminham comigo. Devo agradecer aos deputados por terem lembrado do meu nome e decidido que eu mereço essa homenagem. Essa medalha não é só minha, mas do Tribunal de Contas e da minha família”, emocionou-se.

Estiveram presentes à solenidade o Prefeito de Manaus, David Almeida, o Procurador-Geral do Estado, Giordano Bruno Cruz, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes; a coordenadora-geral do Ministério Público do Estado (MPE) Sílvia Tuma; o Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM); Kon Tsih Wang; Ouvidor-Geral do TCE-AM, Josué Cláudio de Souza Neto; o representante do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Desembargador José Dantas de Góes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Simões Mendonça, os Conselheiros do TCE Ari Moutinho, Mário Mello e Yara Lins e o Defensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ricardo Paiva, além de sua família e amigos.

Érico Desterro é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Procurador do Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do Amazonas de 1999 a 2005, professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da UFAM e é, desde 2006, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.