NOTÍCIAS

Presidente Roberto Cidade entrega Título de Cidadão do Amazonas ao médico infectologista João Hugo

Por Assessoria

30.ago.2021 13:57h
img
Foto: Evandro Seixas

Em uma sessão marcada pela emoção, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), entregou, em nome do Parlamento Estadual, nesta segunda-feira (30), o Título de Cidadão do Amazonas ao médico infectologista João Hugo Abdalla Santos, que atua como professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de ser coordenador Científico do Hospital Adventista de Manaus e da Liga Amazonense de Infectologia (LINFA). Participaram da solenidade os deputados Delegado Péricles (PSL) e Therezinha Ruiz (PSDB), além do conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Josué Neto.

No discurso, Cidade – que foi o autor da propositura – destacou a atuação do médico durante o período mais grave da pandemia do coronavírus, e que, por isso, foi unanimidade entre as deputadas e os deputados durante a votação da concessão do título. E afirmou que a honraria é uma forma de agradecimento do povo do Amazonas aos serviços prestados pelo profissional em prol dos milhares de pacientes acometidos pelo vírus. “Durante a pandemia, o Dr. João Hugo trabalhou na linha de frente e, assim como todos os profissionais da saúde, sofreu com esse vírus maldito, que ainda é uma novidade para toda comunidade cientifica. Mesmo assim, participou direta e indiretamente da cura de quase 400 amazonenses, que estiveram sob os cuidados do Hospital Adventista. Esse título é uma forma de dizer obrigado”, afirmou o deputado.

Já o deputado Delegado Péricles, afirmou que a entrega da comenda ao Dr. João Hugo é uma honra maior para a Assembleia do que o propriamente para o homenageado. “Esse, sem dúvidas, um dos títulos mais importantes entregues por esta Casa. O Dr. João Hugo representa todos os profissionais de saúde que, silenciosamente, estavam numa guerra sem conhecer o inimigo. Essa honra é muito mais nossa do que dele”, afirmou.

Emoção e agradecimento

Além de familiares e amigos mais próximos, a solenidade teve a participação de vários pacientes que o Dr. João Hugo ajudou a curar de Covid. Durante o discurso do médico, a emoção tomou conta do local.

João Hugo agradeceu o presidente Roberto Cidade e relembrou os momentos difíceis que viveu durante todo o ano passado e início deste ano e, também, o falecimento de seu pai, que foi vítima do coronavírus.

“Em momento algum deixei meus pacientes. Recebi a morte do meu pai trabalhando, cuidando das pessoas. Tirei uns dias para me recuperar, voltei, trabalhei e continuo trabalhando. Amei e servi meu próximo mesmo tendo meu pai doente em casa”, disse.

 

Carreira no Amazonas

Além da atuação direta no combate ao Covid-19, como Médico Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Científico do Hospital Adventista de Manaus, apresentando números significativos de altas médicas, Dr. João Santos também tem se dedicado, ao longo de sua carreira, à produção bibliográfica em sua área de atuação, trabalhando em pesquisas sobre doenças tropicais, infecciosas e sobre a segurança do paciente.

Tem importante atuação na formação de novos médicos e de Pós-Graduandos, contribuindo de forma entusiasmada e competente com o ensino e a pesquisa do Estado do Amazonas, tendo participação relevante na difusão de conhecimento a respeito das doenças infecciosas de nossa Região.

Atualmente é Professor da Disciplina de Doenças Infecto-parasitárias na Universidade Federal do Amazonas (desde 2011), é Medico Coordenador da CCIH e Científico do Hospital Adventista de Manaus (desde 2010) e Coordenador da Liga Amazonense de Infectologia – LINFA (desde 2012).