NOTÍCIAS

Problemas do setor hidroviário são debatidos na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (9)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

09.nov.2021 15:30h
img
Foto: Divulgação Dicom

Ataques dos “piratas dos rios” e a necessidade de investimentos nos portos dos municípios do interior amazonense foram problemas, apontados pelos deputados em relação ao setor de transporte fluvial. Os temas foram debatidos, na Sessão Plenária, desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Os rios são a principal via de transporte de passageiros e escoamento de cargas no Estado, servindo de caminho para cerca de 65% do total transportado. Porém, sucessivos ataques de grupos de assaltantes, chamados de “piratas dos rios”, têm provocado medo e insegurança nos passageiros e donos de embarcações que navegam pelos rios amazonenses, alertou o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV).

O presidente informou que recebeu denúncia de empresários do município de Nova Olinda do Norte (distante 135 km de Manaus) sobre os ataques e relatando o terror imposto pelos bandidos, que atuam com extrema agressividade. Cidade propôs que todos os deputados apresentem um requerimento coletivo cobrando ações de combate aos criminosos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Precisamos garantir a segurança da população, os rios são nossas estradas e esse setor precisa ser olhado com carinho”, declarou.

O deputado Adjuto Afonso (PDT) ratificou a necessidade de investimentos na segurança dos rios e relembrou que nas áreas, onde foram instaladas bases fluviais de policiamento, a atuação dos piratas teve uma significativa redução.

Afonso disse também que é preciso disponibilizar lanchas para que as equipes de segurança pública possam realizar patrulhamento nas rotas das embarcações. “É preciso coibir esses piratas, porque senão continuarão causando prejuízos ao setor, como a redução do número de passageiros”, apontou.

A necessidade de investimentos nos portos dos municípios do interior foi trazida pelos deputados Sinésio Campos (PT) e Tony Medeiros (PSD). Campos falou que na última segunda-feira (8), participou da inauguração do Porto de Itaubal, no município de Itacoatiara (175 km), e, segundo o deputado, a obra pôde ser realizada a partir de uma emenda impositiva de sua autoria. “Mais de 10 mil famílias serão diretamente beneficiadas”, afirmou Sinésio. Ele destacou ainda que o porto irá favorecer o escoamento da produção rural e facilitar o deslocamento da população da região do Rio Arari.

A importância econômica dos portos foi destacada também pelo deputado Tony Medeiros (PSD), que cobrou a realização de obras no terminal hidroviário de Parintins (369 km). “Esse é o segundo maior porto do Amazonas”, lembrou Medeiros. Ele relatou que o local foi interditado em agosto de 2020 para realização de obras de manutenção, porém, as mesmas ainda não foram realizadas. “O fechamento do porto de Parintins causa muitos transtornos, porque obriga a utilização de portos alternativos, que não têm a estrutura necessária para realizar o embarque desembarque de pessoas e cargas”, explicou, cobrando que o Departamento Nacional de Intraestrutura e Transporte (Denit), responsável pelo local, realize as obras.