NOTÍCIAS

Procurador Silvio da Costa Bringel recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam, por indicação de Wilker Barreto

Por Dayson Valente

11.mar.2022 17:59h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu nesta sexta-feira, 11, a entrega da Medalha Ruy Araújo ao advogado e Procurador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Sílvio da Costa Bringel Batista, pela carreira consolidada no cenário da advocacia pública e privada no Amazonas. A homenagem, considerada a mais alta honraria do Poder Legislativo estadual, foi iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) como uma forma de reconhecimento pela atuação do profissional pelos serviços relevantes em prol do Estado.

A solenidade aconteceu no Plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades como o Procurador-geral de Manaus, advogado Ivson Coêlho e Silva, o defensor público titular da 5º Defensoria Pública de Primeira Instância de Família, Antônio Cavalcante de Albuquerque Jr, o diretor do Foro da Justiça Federal no Amazonas, Ricardo Sales, o vereador Chico Preto (Avante), dentre outras personalidades. Amigos e familiares do homenageado, como a mãe Terezinha da Costa Batista, a esposa Márcia Bringel, e os filhos Mário Fernando e Milka Bringel também estiveram presentes.

Autor da propositura, o deputado Wilker destacou a forte trajetória de Silvio Bringel no Amazonas; feitos que, segundo o parlamentar, merecem o reconhecimento da entrega da Medalha Ruy Araújo. Na ocasião, Barreto ainda relembrou que já trabalhou com o homenageado quando foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus.

“O Sílvio tem uma história muito bonita no Judiciário do Amazonas. Quando fui presidente e vereador na Câmara, por muitas vezes fui socorrido, orientado e guiado para as decisões corretas através do homenageado, que preenche todos os pré-requisitos para a concessão da honraria. Parabéns por toda sua trajetória no serviço público, fico feliz por ter feito parte da sua história”, disse Barreto.

Agraciado, Silvio agradeceu a homenagem concedida pelo parlamentar e afirmou que receber a medalha Ruy Araújo é uma honra. “Me sinto honrado em ser homenageado com a comenda Ruy Araújo, agradeço ao combativo e capacitado deputado Wilker Barreto, que está sempre atento a coisa pública. Obrigado aos amigos e a família que estiveram aqui presentes”, finalizou Bringel.

 

Histórico

Nascido em 15/07/1967, Silvio da Costa Bringel Batista tem 54 anos, é cristão/evangélico e diácono de uma Igreja Batista; filho de Fernando da Silva Batista (falecido em 03/02/2022) e Terezinha da Costa Batista, possui duas irmãs: Syene da Costa Batista e Syrte da Costa Batistas Salazar, casado com Maria Márcia Bringel Batista, com quem tem um casal de filhos: Mário Fernando Bringel Batista (bacharel em direito) e Milka Bringel Batista Farias (médica) e duas netas Maria Clara e Giovanna Bringel Batista Farias.

Silvio Batista começou a trabalhar aos 14 anos em uma pequena Fábrica de Vassouras da Vila Municipal e terminou o ensino médio na então ETFA – Escola Técnica Federal do Amazonas, onde se formou em Técnico em Mecânica Industrial. Também é formado pela Universidade Federal do Amazonas no curso de Ciências Jurídicas (Direito) e Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil pelo CIESA. Foi o Juiz Classista da Justiça do Trabalho mais novo do Brasil, aos 23 anos, atuando nas cidades de Humaitá e Manacapuru, exercendo o cargo por quase nove anos.

Silvio foi aprovado no concurso público de provas e títulos para o cargo de Procurador da Câmara Municipal de Manaus, onde exerce a advocacia pública até a presente data. Na Câmara Municipal de Manaus, exerceu os cargos, dentre outros, de Procurador-Geral, Procurador-Geral Adjunto e Diretor-Geral.

Foi Subsecretário de Estado Chefe da Casa Civil e Chefe da Consultoria Técnico-Legislativa da mesma Secretaria no Estado do Amazonas, passando quase 10 anos à disposição do Governo no Amazonas, despachando quase 70 mil processos no período.

 

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351