NOTÍCIAS

Professor Lúcio Gláucio Mendonça recebe Medalha Ruy Araújo, na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mai.2022 16:04h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu a Medalha Ruy Araújo ao professor Lúcio Gláucio Mendonça de Almeida, nesta terça-feira (31), em Sessão Especial realizada no Plenário da Casa Legislativa. A homenagem foi estabelecida por meio da Resolução Legislativa nº 799/2021, de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PL).

A autora da homenagem e presidente da Comissão de Educação da Aleam, a deputada Therezinha Ruiz, falou da importância de reconhecer constantemente o trabalho dos professores e incentivar os esportistas. Segundo a deputada, o educador físico promove a saúde por meio da prática de atividades físicas, porém as funções vão além disso, disse Ruiz, apontando a responsabilidade por coordenação, planejamento e supervisão de programas esportivos e recreativos que visam o desenvolvimento social dos indivíduos como outro aspecto primordial do trabalho desse profissional.

“Por todo o trabalho realizado pelo professor Lúcio, a Assembleia Legislativa outorga a sua mais alta comenda, que é a Medalha Ruy Araújo, como reconhecimento pelo trabalho de tantos anos dedicados ao esporte e ao resgate social de jovens através da prática esportiva”, declarou a deputada.

Durante seu pronunciamento, a parlamentar falou ainda que o homenageado também recebeu o Prêmio Amazonas Olímpico – Melhor Técnico de Judô Mérito 1997, 1998, 2009 e 2011; Prêmio Mérito Profissional CREF 08/2007; e Prêmio Professor Inovador, na categoria Educação Física.

Com licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o professor Lúcio Mendonça tem uma extensa carreira no esporte amazonense, tendo sido o responsável pelo início do judô na Fundação Vila Olímpica e atuando como técnico do Amazonas em 122 eventos nacionais e internacionais. Também venceu o campeonato amazonense de judô 16 vezes como técnico, e 24 vezes como atleta; e nove vezes medalhistas no campeonato brasileiro Norte-Nordeste.

A comenda foi entregue pelos deputados Therezinha Ruiz e Serafim Corrêa (PSD), que se manifestou em nome do Parlamento Estadual. Corrêa falou que Lúcio Gláucio dedica a sua vida a boas causas, e a principal dela é o esporte, evitando que crianças e adolescente sigam por caminhos ruins. “Este é um momento de reconhecer o mérito e o exemplo desse professor, que serve de modelo para outros professores”, afirmou o deputado.

Ao se pronunciar, o professor agradeceu a deputada Therezinha Ruiz pela iniciativa de homenageá-lo e também todos os outros parlamentares, que aprovaram a propositura.

Emocionado, Lúcio Mendonça falou de sua trajetória profissional e das dificuldades no desenvolvimento dos alunos.

“Como professor, desde cedo aprendi que alguns empecilhos da educação sempre estiveram algumas vezes na família e muitas outras na ausência do Estado”, destacou, afirmando que mesmo assim nunca deveria usar esses problemas como motivos para não fazer o melhor possível. “A excelência é uma questão de escolha”, disse.

Bastante emocionado, o professor Lúcio falou ainda sobre a alegria em receber a Medalha Ruy Araújo como o grande presente pela chegada dos seus 50 anos de idade, que irá completar ainda este ano. “Eu aprendi a valorizar tudo que Deus traz pra gente, especialmente as homenagens; por isso agradeço muito estar vivendo esse momento”.