NOTÍCIAS

Programa Conhecendo o Legislativo recebe os alunos da Escola Almirante Batista

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

05.abr.2022 14:57h
img
Foto: Edmar Perrone

Os alunos da Escola Estadual Almirante Batista, localizada na Vila Buriti, Zona Sul de Manaus, visitaram a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (5). Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de palestra sobre cidadania e política, seguida de visita ao Plenário Ruy Araújo, onde acompanharam parte da Sessão Ordinária.

As atividades fazem parte do programa Conhecendo o Legislativo, realizado pela Aleam, por meio da Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, conforme explicou a gerente Cassandra Serejo, que ministrou a palestra. “Falamos com os jovens sobre o papel do Poder Legislativo, sobre a democracia e a importância do voto”, pontuou Cassandra.

Os alunos Camilla Jeniffer e Gabriel Moraes avaliaram positivamente a experiência. O estímulo ao senso crítico foi um ponto indicado pela aluna como algo relevante na palestra, falando de como o cidadão precisa estar atento as propostas e ações dos representantes políticos.

“Nós ainda não temos idade para votar, mas estamos amadurecendo e daqui a pouco tempo podermos participar da escolha dos políticos, então precisamos desde já entender como funciona a política”, disse.

Já o aluno Gabriel Moraes falou sobre como a visita ao Parlamento Estadual o fez entender melhor sobre a atuação de um deputado, bem como a importância do voto consciente. “É preciso entender que o voto vai resultar nas leis, ações e políticas públicas para a sociedade nos anos seguintes”, destacou o jovem.

A professora de História, Caroline Gaspar, acompanhou os estudantes durante a visita e falou sobre a importância de conscientizar os jovens sobre o papel deles na sociedade. “É preciso que eles saibam que são parte importante da formação e continuidade da sociedade e, mesmo que ainda não tenham idade para votar, podem reivindicar direitos”, disse a professora, falando ainda da relevância de não permitir a retirada de direitos.

“Historicamente todos os direitos são resultado de lutas, como o voto para as mulheres, e isso é reforçado nessa palestra, mostrando e reforçando o papel de cada indivíduo”, concluiu.