NOTÍCIAS

Programa da Aleam  recebe parlamentares para conversa sobre atuação legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

03.dez.2021 15:31h
img
Foto: Divulgação Dicom

Nesta sexta-feira (3), no Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o programa Parlamento Jovem 2021 recebeu o senador Plínio Valério (PSDB) e o vereador de Manaus Amon Mandel (União Brasil), que conversaram e responderam perguntas dos parlamentares jovens sobre carreira política, atuação do Poder Legislativo, juventude e temas legislativos de interesse do Amazonas.

O senador Plínio Valério falou com os jovens deputados sobre a importância da juventude buscar conhecimento político. “Precisamos parar de torcer o nariz para políticos, buscar conhecimento sobre os políticos em quem você quer votar. O jovem tem que ser incentivado a buscar conhecimento. Mas, não coloquem sobre vocês a responsabilidade de serem campeões, não são obrigados a resolver tudo. A transformação vem por meio da juventude, mas os professores têm um papel importante nisso”, afirmou.

Plínio falou também sobre a importância da gestão pública buscar excelência e ao ser questionado sobre o motivo de haver diferença entre a idade a partir da qual é permitido votar, dirigir e ser responsabilizado criminalmente, respondeu que “se aos 16 anos você pode votar, também deveria poder dirigir e ser preso. O voto é a arma mais importante. Um voto errado pode comprometer um país”, justificou.

O vereador Amon Mandel se posicionou falando sobre a passagem da juventude para uma vida adulta plena.  “Um jovem não vira adulto do dia para noite. Por isso você não recebe todas as capacidades do dia para noite. Há um processo gradual para receber esses direitos. Aos 18 anos, você não pode se candidatar a prefeito, apenas a partir dos 21 anos, para governador a partir dos 30 anos e a partir dos 35 anos para o senado. Claro que essas nuances podem e devem ser discutidas, mas essa foi a ideia dos legisladores que regulamentaram isso anteriormente”, explicou.

Ao responder uma pergunta sobre o novo ensino médio, o vereador defendeu a importância de se estabelecer diálogos. “A discussão em torno do novo Ensino Médio foi fechada apenas pelos deputados e eu acredito que mais audiências e mesas redondas deveriam ser promovidas. Quanto mais debates fizermos, mais democracia teremos. Sobre esse novo ensino médio, se vocês quiserem podemos fazer uma mesa redonda futuramente para discutirmos o tema”, declarou.

 

Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem está na 13ª edição sendo uma oportunidade para que jovens cidadãos amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais, passando pela diplomação e exercício de um mandato de deputado, incluindo sessões plenárias, elaboração de projetos e outras atividades parlamentares.

O programa foi criado pela Aleam em 2008 e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.