NOTÍCIAS

Programa “Doador Legal” acontece na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (21)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.nov.2023 12:41h
img
Foto: Alberto César Araújo

Na próxima terça-feira (21), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) mobilizará os servidores da Casa para participarem do programa “Doador Legal”, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue. A ação é realizada por meio da Diretoria de Assistência Social e Diretoria de Saúde do Poder Legislativo com apoio da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

A Assembleia realiza a campanha desde 2014, relembra o  presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB). Ele enfatiza ainda que os servidores sempre atendem ao chamado e a ação todos os anos apresenta número expressivo de doações de sangue. “A proposta é incentivar cada vez mais a prática de doação, pois sabemos da necessidade de manter em bom número os estoques de sangue. O resultado em todas as edições  é satisfatório, graças ao gesto de nossos servidores. A realização da campanha é forma  de salvar vidas”, avalia.

No horário das 8h às 17h, o “Vampirão”, como é conhecida a unidade móvel do Hemoam, fará a coleta de sangue, no estacionamento da sede do poder Legislativo. A  meta é coletar 120  bolsas de sangue, segundo a diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Stald, uma das coordenadoras do Doador Legal.

Ela adianta que os doadores primeiramente passarão por uma triagem; a seguir, se passarem nesta etapa, serão entrevistados e, se aprovados, encaminhados à unidade móvel para coleta.

Karla Stald explica que estão sendo mobilizados grupos externos de doadores para suprir a demanda, pois o Banco do Hemoam está em estado crítico.

 

Incentivo á doação

Esta é a segunda edição em 2023. Porém, a doação de sangue é estimulada na Aleam durante todo o ano, com  palestras sobre o tema, quando técnicos do Hemoam tiram dúvidas sobre o assunto.

“A sensibilização dos servidores  para terem consciência  da importância de doar sangue é muito importante, pois uma doação salva quatro vidas”, ressalta Karla Stald.

A Assembleia também possui um banco de doadores entre os servidores ativos e inativos, que possui 45 inscritos. O banco é acionado quando o estoque de sangue do Hemoam está baixo.

 

Quem pode doar?

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde.

Menores de 18 anos somente podem doar com a presença dos pais ou responsável legal.

Também é preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.