NOTÍCIAS

Programa Parlamento Jovem da Assembleia legislativa começa na próxima segunda, 19

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

15.jun.2023 14:44h
img
Foto: Alberto César Araújo

A 15ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começa na segunda-feira (19), às 9h, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Durante duas semanas, os 24 deputados jovens, eleitos durante a primeira etapa do programa, vão vivenciar a rotina de um deputado estadual.

Antes do início do programa, a Gerência de Educação Cidadã da Aleam realizou, na quinta-feira (15), reunião de alinhamento e integração com os pais e responsáveis dos alunos da 15ª edição, que conta com participantes dos municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Parintins, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Presidente Figueiredo.

“Conviveremos intensamente durante duas semanas com estudantes que saem de seus municípios e de seus lares para estarem nesta Casa Legislativa, sob nossa responsabilidade. Queremos que os pais destes jovens participem e fiquem conscientes do intuito do programa e de todo o cronograma que será desenvolvido e executado por eles. Por isso, acontece a reunião para começarmos o 15° PJ da melhor forma possível, com o apoio de todos”, explicou Cassandra Serejo, gerente do setor de Educação Cidadã.

 

Primeira atividade

Na segunda-feira (19) os alunos participarão de um café da manhã e em seguida o diretor da Escola do Legislativo, professor Jander Lasmar, dará boas-vindas aos participantes. Às 10h os deputados jovens vão assistir a sua primeira palestra, que será proferida pelo diretor-geral da Aleam, Wander Mota, sobre o “Papel Institucional da Aleam”.

As atividades seguem à tarde, com aulas sobre regimento interno, trabalho das comissões, funcionamento do plenário e procedimentos legislativos.

 

Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem é uma oportunidade para que jovens amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais. No âmbito estadual, o programa foi criado pela Resolução Legislativa nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Realizado anualmente, o Programa foi instituído pela Aleam em 2008, possibilitando aos alunos a vivência do processo democrático.