NOTÍCIAS

Programas de Educação Cidadã da Assembleia Legislativa são apresentados em Congresso Internacional

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

15.jul.2022 13:51h
img
Foto: Divulgação Dicom

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Organização não governamental Aldeias Infantis SOS promoveu, em Porto Alegre (RS), o Congresso “Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens – Experiências e Potências”, com o objetivo de realizar trocas de experiências com o público infanto-juvenil entre entidades do Poder Legislativo e a sociedade brasileira.

O evento reuniu representantes do Brasil, Espanha, Portugal e Cabo Verde para que as organizações e órgãos públicos apresentassem as ações de Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas com os resultados de seus programas de participação infanto-juvenil, como Câmaras Mirins e Parlamentos Jovens.

A Gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo “Senador José Lindoso”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cassandra Serejo, esteve no evento, juntamente com a diretora da Escola, professora Geanne Valente, para apresentar os resultados do Parlamento Jovem amazonense. “Tivemos representações de todos os estados, muitos municípios e com grandes propostas. Temos orgulho muito grande de termos saído na frente com atividades diferenciadas. Apresentamos nossos três programas: Parlamentos Jovem, Conhecendo o Legislativo e Parlamento Estudante, quando mostramos aos jovens a importância de participarem da vida pública e também da importância da política”, relatou Cassandra.

Informar aos jovens estudantes do Amazonas quais os seus direitos, deveres e o seu papel dentro da sociedade é um dos pilares dos programas de Educação Cidadã da Escola do Legislativo da Aleam. “Levamos educação para democracia. Seus direitos e deveres, qual o papel deles na sociedade. Tivemos a oportunidade de mostrar algumas experiências, com depoimentos dos alunos em vídeo. Foi um feedback do resultado e da relevância dos programas de educação cidadã, principalmente o Parlamento Jovem”, declarou.

 

Aldeias Infantis SOS

A organização Aldeias Infantis SOS lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança cresça sozinha.