NOTÍCIAS

Projeto Ação Empreendedora no Amazonas é finalista em prêmio nacional

Por Assessoria de Comunicação

03.nov.2022 11:12h
img
Foto: Ney Xavier

O apoio ao empreendedorismo no Amazonas trabalhado pela Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Frempeei) está em destaque nacional concorrendo a um prêmio com outros estados brasileiros. O deputado Adjuto Afonso (UB), que preside a Frempeei, exaltou a sua alegria pelos resultados da ação que já atendeu mais de duas mil pessoas sendo reconhecida, agora, nacionalmente.

A Ação Empreendedora no Amazonas é um projeto executado pela Frempeei, a partir de uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso, atual presidente da Frente. Criada em 2011, a Frempeei passou os cinco primeiros anos com local fixo para receber os empreendedores, em uma sala no 5º. andar, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sem custos, pois faz parte da estrutura da Casa.

Porém, a partir do início de 2017, a Frempeei estendeu as atividades para os bairros da capital, começando a Ação Empreendedora no Amazonas, tendo em vista o número expressivo de pedidos dos moradores, que alegavam não ter condições de deslocamento. Até o ano de 2022, já foram atendidos 2.205 empreendedores devidamente cadastrados no banco de dados da Frempeei.

“A Frente Parlamentar deu o pontapé numa ação pioneira, levando atendimento sobre empreendedorismo aos bairros mais carentes da capital, contando com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Nos orientamos, formalizamos e damos a capacitação na Escola do Legislativo, deixando os empreendedores aptos, no que diz respeito a capacitações, a solicitarem linhas de crédito para expandirem seus negócios. Estamos felizes com esse reconhecimento, só em estar na final já nos consideramos vencedores”, explica o parlamentar.

As ações são executadas através de palestras sobre a importância da formalização, atendendo autônomos e microempreendedores (MEIs) e todos os que se encaixam na categoria, como por exemplo, manicure, vendedor ambulante, pedreiro, feirante, dentre outros, formalizados ou não. Outra extensão que funciona como oportunidade prática do conhecimento adquirido nas Oficinas de Capacitação é o Shopping Itinerante, em que os empreendedores testam as práticas de atendimento recebidas e ainda podem vender seus produtos.

O Prêmio Assembleia Cidadã é uma iniciativa da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), com o objetivo de incentivar políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos estados-membros da Federação alinhados à modernização dos serviços legislativos prestados. Os vencedores por categorias serão conhecidos no dia 11 de novembro, no encerramento da 25ª Conferência da entidade.

 

Nívia Rodrigues
Jornalista MTB/AM 207
(92) 99983-6147 / 3183-4330