NOTÍCIAS

Projeto Educando pelo Amazonas foi realizado em três municípios do Estado

Por Assessoria de Comunicação

06.abr.2022 14:16h
img
Foto: Hudson Fonseca

Três municípios do interior do estado foram beneficiados pela programação do projeto “Educando pelo Amazonas” da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nos primeiros meses de 2022: Manacapuru (distante 68 km de Manaus em linha reta), Maués (276 km) e Itacoatiara (270 km). No total, aproximadamente mil pessoas foram alcançadas com os cursos e palestras.

O projeto, que faz das ações da Coordenadoria de Cultura da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realiza palestras com temáticas, como: cidadania, direitos humanos, educação, diversidade e segurança pública, no interior do Estado.

Segundo a coordenadora do “Educando pelo Amazonas”, pedagoga Jacy Braga, a proposta é levar conhecimento aos amazonenses, que moram nos municípios do interior. “É um braço do ‘Educando pela Cultura’ e a ideia é levar debates e temáticas discutidas na Assembleia ao interior do Amazonas”, reafirma, completando que o projeto foi capitaneado e abraçado pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), o que permitiu a ida aos municípios.

Em Manacapuru foram cerca de quatrocentos participantes, entre os dias 17 e 19 de março; em Maués trezentas pessoas participaram da programação, entre 28 e 29 de março; e em Itacoatiara, mais ou menos 150 pessoas estiveram presentes, de acordo com a coordenação.

Sobre a recepção dos participantes, Jacy Braga se mostra satisfeita. Ela acentuou que foram experiências incríveis com ampla aceitação e público diversificado, composto por estudantes e profissionais que participaram com falas contundentes dentro das temáticas.

Jacy explica também que foram trabalhadas, nos três municípios, questões variadas e de forma lúdica, além de serem realizadas palestras utilizando música e reflexão sobre os direitos e diversidade. “A troca com as pessoas foi muito boa. Tivemos um feedback positivo. A notas dadas ao evento, por meio de questionários, após a programação, foram acima de 8. Para nós é gratificante trocar experiência com os moradores do interior, que têm vontade de aprender e participar”, afirmou.

A próxima edição do “Educando pelo Amazonas” está programada para os dias 11, 12 e 13 de abril, no município de Presidente Figueiredo (107 km).