NOTÍCIAS

Projeto que autoriza o Governo a isentar o IPVA de veículos GNV, elétricos e híbridos começa a tramitar na Aleam

Por Assessoria de Comunicação da Aleam

17.ago.2023 10:03h
img
Foto: Sandro Pereira

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) n° 767/2023, de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), que autoriza o Governo do Amazonas a isentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e veículos impulsionados por motores elétricos e híbridos no Estado.

A iniciativa, caso aprovada na Casa Legislativa e sancionada pelo Poder Executivo, deve incentivar a aquisição desses tipos de veículos que são considerados como uma das medidas que reduzem a poluição e os impactos causados pela difusão de poluentes.

Em paralelo e seguindo os princípios de sustentabilidade, nesta quarta-feira (16), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou que, a partir de agora, as novas licitações para contratação de veículos no Estado terão que ter pelo menos 30% de carros movidos a gás natural ou elétrico.

Para o autor do PL, medidas como essas são importantes, especialmente em grandes cidades, como a capital amazonense, onde estão concentradas as grandes fontes poluidoras e, lamentavelmente, onde também se concentram as maiores vítimas da poluição.

“A redução da poluição por meio de veículos elétricos e similares, além de melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente com a redução da poluição, traz significativos impactos nas finanças do Estado, pois os gastos públicos para sanar as enfermidades causadas pela poluição diminuirão na medida em que a frota de carros movidos à energia limpa aumentar. Parabéns ao governador Wilson Lima pela iniciativa”, declarou o deputado.