NOTÍCIAS

Projeto “Rádio Escola: Nas Ondas do Conhecimento” será homenageado na Aleam

Por Assessoria

18.mai.2021 16:05h
img
Foto: Dircom

Responsável pela aprendizagem de mais de 10 mil estudantes da zona urbana e rural de Benjamin Constant (distante 1.119 km de Manaus e linha reta), o projeto educacional Rádio Escola: Nas Ondas do Conhecimento, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A condecoração foi indicada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) durante a Sessão Ordinária híbrida desta terça-feira (18).

A sugestão do parlamentar visa condecorar o projeto criado pela Secretaria de Educação do município e que leva aulas remotas ao alcance dos alunos da rede municipal por meio das ondas do rádio, beneficiando 10.234 alunos da Capital Cultural do Alto Solimões. A iniciativa é coordenada pelo prefeito da cidade David Bemerguy (MDB) e pela secretária municipal de Educação, Dra. Antônia Rodrigues.

“Gostaria de propor uma moção de aplauso em nome da Comissão de Educação da Assembleia para a prefeitura de Benjamin Constant e a sua secretária e, ao mesmo tempo, já encaminho para que esse projeto possa ser premiado pela Aleam. São iniciativas como essas que temos que aplaudir e isso eleva o trabalho de todos os times de professores e pessoas envolvidas neste projeto, que me impressionou muito”, explicou Barreto, que apresentou um vídeo sobre o projeto na tribuna da Aleam.

A presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa, deputada Therezinha Ruiz (PSDB), apoiou o pedido do parlamentar e sugeriu, inclusive, que os responsáveis do projeto sejam homenageados com a Medalha do Mérito Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias, cerimônia que faz parte da Semana de Valorização do Educador da Aleam, que acontece em outubro.

Sobre o projeto

O Projeto Rádio Escola: Nas Ondas do Conhecimento foi criado em 2020 pela Secretaria Municipal de Educação de Benjamin Constant, com o apoio do prefeito David Bemerguy, para garantir que aulas remotas alcançassem todos os estudantes da rede municipal de ensino durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19.

Driblando as dificuldades do sinal de internet no interior do Estado, o projeto oferece aulas por meio das ondas do rádio, alcançando 100% dos estudantes da rede municipal nas modalidades de Educação Infantil, Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, em 62 comunidades indígenas e não indígenas da zona rural da cidade. Além disso, todo o projeto está sendo desenvolvido nas Língua Portuguesa e Tikuna, já que 45% dos alunos pertencem à etnia.