NOTÍCIAS

Projetos de Lei apresentados na Aleam incentivam a cultura e a ciência no Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

05.nov.2021 13:50h
img
Foto: Divulgação Dicom

Criado pela Lei nº 5.579, de 1970, em celebração ao aniversário de Rui Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do Brasil, o Dia da Ciência e da Cultura surgiu para estimular expressões culturais e da produção científica brasileira. Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os temas têm sido foco da atuação de deputados estaduais com diversos Projetos de Lei (PL).

Durante a pandemia da Covid-19, a Assembleia Legislativa aprovou o Auxílio Cultura Emergencial para 7.500 trabalhadores e trabalhadoras da área em todo o Amazonas. A Mensagem Governamental (MG) nº 30/2021 foi aprovada em 20 de abril e favoreceu a todos com três parcelas de R$ 200. Também partiu da Aleam a aprovação do Projeto, oriundo da Mensagem Governamental nº 66/2021, que modificou o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem por finalidade propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para promover a articulação e o debate para o desenvolvimento e o fomento das atividades de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.

Para o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Aleam, deputado Serafim Corrêa (PSB), o mundo depende, mais do que nunca, da ciência, tecnologia e inovação e com o Amazonas não é diferente. “Perdemos a batalha da borracha porque não tínhamos nem ciência, nem tecnologia. Hoje em dia, noto que não estamos dando a relevância e a importância que o assunto merece”, advertiu.

O presidente da Comissão de Cultura da Aleam, deputado Saullo Vianna (PTB) enalteceu a cultura amazonense e disse que esse foi um dos setores mais afetados pela pandemia. “Nosso país é muito rico em cultura, e o Amazonas não é diferente. Aqui temos diversos segmentos que fomentam e enriquecem o setor, além de movimentarem o turismo local. Eu sempre fui apoiador da nossa cultura, por ter raízes em Parintins, cresci em meio ao nosso folclore e costumes. E nada mais justo do que utilizarmos nosso espaço na Assembleia Legislativa para homenagear os grupos que fomentam, divulgam e levam nosso legado cultural”, afirmou.

Vianna acrescenta que as associações culturais têm a esperança de uma retomada, com a diminuição no número de casos. “Acredito que, em breve, retornaremos ao normal e essas festas voltarão a enriquecer nossa cultura”, finalizou.

Ciência é a produção de conhecimento, por meio de técnicas metodológicas e que permitem questionamento e replicação, fugindo dos perigos do senso comum. Já a cultura é a somatória de crenças, costumes, leis, artes e quaisquer hábitos partilhados por pessoas de uma mesma sociedade.