NOTÍCIAS

Propositura de Nejmi Aziz é recebida com aplausos pelos Assistentes Sociais

Por Assessoria

19.mai.2021 15:59h
img
Foto: Alexsander Alves

O segundo dia da Semana do Assistente Social, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e da Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast), iniciou com a leitura do Requerimento do Projeto de Lei (PL) que institui o piso salarial no valor de R$ 5.500 para os assistentes sociais do Amazonas. A autoria do projeto é da presidente da Cast, deputada Nejmi Aziz (PSD).
É a primeira vez que uma deputada propõe um PL instituindo o piso salarial para os assistentes sociais. A propositura conta com dois votos a favor, o da presidente da Cast, deputada Nejmi Aziz, e do vice-presidente, deputado Dr. Gomes (PSC). Ao ouvirem a leitura da proposta do Projeto de Lei, os assistentes sociais festejaram.
O PL da deputada Nejmi Aziz é um marco na história dos trabalhadores da Assistência Social. “Eles lutam diariamente para garantir os direitos dos que precisam, e enfrentam uma realidade dura e precária no exercício da profissão, especialmente pela necessidade de manter o distanciamento social sem deixar de acompanhar as famílias assistidas”. destacou a parlamentar.
A deputada também sugeriu, no Projeto de Lei, uma mensagem governamental ao governador, Wilson Lima (PSC), solicitando colaboração para valorização do piso salarial dos assistentes sociais, categoria que desenvolve atividade relevante para o Estado.

Homenagem aos Assistentes Sociais vítimas da Covid-19

Mesmo com a chegada da Covid-19 no Amazonas, muitos assistentes sociais permaneceram no combate para garantir os direitos sociais à população, e alguns destes profissionais tiveram a sua vida ceifada pelo coronavírus. Como homenagem a esses trabalhadores, o vice-presidente da Cast, o deputado Dr. Gomes solicitou um momento de aplausos e garantiu a entrega de certificados de Honra ao Mérito, entregues nas casas dos familiares dessas vítimas.
Distribuição de publicação para os Assistentes Sociais
A deputada Nejmi Aziz produziu cadernos informativos, com as campanhas sociais apoiadas pela parlamentar. O objetivo é contribuir com informações relevantes e que possam ajudar o profissional da assistência social, nas ações sociais e de conscientização da população, como: o combate aos maus-tratos de animais, campanha em defesa do consumidor, prevenção do câncer de colo de útero, vacinação contra o HPV, conscientização do autismo, combate ao bullying, segurança no trânsito, combate à homofobia, enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e doação de leite humano.
Foi por meio de ações voluntárias às organizações sociais do Amazonas, que a deputada Nejmi Aziz, iniciou os primeiros contatos na caminhada para diminuir as desigualdades sociais e ajudar as populações que se encontram em vulnerabilidade social. “Dedico esse caderno, que reúne uma parte importante de campanhas sociais e causas nobres, aos profissionais da rede de assistência social do estado do amazonas. E me coloco como canal de apoio e suporte às suas causas que também são minhas”, disse a deputada Nejmi Aziz.