NOTÍCIAS

“Quero acreditar que não seja perseguição”, disse João Luiz sobre corte de energia em igrejas

Por Thiago Monteiro

13.out.2021 14:19h
img
Foto: Mauro Smith

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira (13), que no último fim de semana duas instituições religiosas foram prejudicadas por conta da manutenção e corte de energia no Estado do Amazonas. Segundo o parlamentar, os problemas aconteceram no bairro de Educandos, Zona Sul de Manaus e no município de Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta).

“Eu quero acreditar que não seja uma perseguição às instituições religiosas no Estado do Amazonas”, disse o republicano.

De acordo com João Luiz, uma das instituições, localizada no Educandos, enviou um documento para trocar a data da manutenção, pois a programação estava prevista para domingo, que é um dos principais dias de celebrações nas igrejas.

“Foram enviados vários documentos, mas sem respostas. Ocorreu uma promessa de ter um adiantamento do serviço, que seria antes do feriado, no entanto, as pessoas acabaram ficando na escuridão no domingo”, explicou.

Em Parintins, a concessionária também cortou a energia elétrica em outra instituição religiosa alegando que o motivo do corte era o consumo mínimo de energia.

“Significa dizer que não se pode economizar energia. Se nós economizarmos a energia, se ela for mínima vai ter a penalidade porque o seu consumo está mínimo. Quer dizer que a população vai ter que gastar mais energia, ou seja, a empresa vai obrigar o consumidor a gastar energia”, frisou o deputado João Luiz.

Embora tenha acontecido tais fatos, o deputado João Luiz destacou no plenário Ruy Araújo, que na última sexta-feira (8), a Praça do Consumidor esteve no município de Presidente Figueiredo (117 km), onde atendeu mais de 100 pessoas com serviços realizados pelo Governo do Estado do Amazonas e também pela Amazonas Energia.

“Parabenizamos a empresa Amazonas Energia, pela atuação que tem feito com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e pelos trabalhos que foram desenvolvidos também em Presidente Figueiredo”, discursou no parlamento.

Zona Leste de Manaus

O deputado estadual João Luiz também informou que participou no último sábado (9), da Ação Emergencial – SOS Covid 19 do Instituto Cultural de Desporto e Lazer do Amazonas (ICDLAM), que ocorreu na Escola Estadual Vasco Vasques, localizada no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. Durante a ação 800 famílias em vulnerabilidade social foram beneficiadas com 400 cestas básicas.