NOTÍCIAS

Relatório da Saúde revela que Governo não é transparente quanto às cirurgias cardiopatas no Francisca Mendes

Por Assessoria de Comunicação

20.jun.2022 22:21h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Durante a apresentação dos Relatórios do 3º Quadrimestre 2021 e 1º Quadrimestre 2022 da Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM), o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) criticou nesta segunda-feira, 20, a falta de transparência quanto às cirurgias cardiopatas realizadas na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). O parlamentar revelou que no documento não consta o número dos procedimentos executados pela unidade hospitalar, considerada referência em cirurgias cardíacas na região Norte.

Wilker questionou o fato dos números de procedimentos cardíacos do Francisca Mendes estarem zerados no relatório quadrimestral, sob o status “aguardando o processamento correto da produção hospitalar”. Na ocasião, o secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Jani Kenta, informou que a ausência da informação foi devido “ao ajuste de leitos por parte do Ministério da Saúde (MS) ”, justificativa essa que não convenceu o parlamentar.

“Eu quero só lembrar que isso é uma reunião do quadrimestre, esta Casa precisa acompanhar a evolução. Vocês não colocaram os números de procedimentos cardíacos, essa justificativa não convence este deputado, a SES não tem condições de informar à Comissão de Saúde quantos procedimentos foram feitos no quadrimestre”, afirmou Barreto.

Após o questionamento do deputado, o secretário executivo da pasta afirmou que as informações sobre a quantidade dos procedimentos realizados pelo HFCFM serão encaminhadas à Comissão.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente