NOTÍCIAS

Remédios para combate à Covid-19 podem ter o ICMS zerado, propõe Fausto Jr.

Por Assessoria

19.mai.2021 15:11h
img
Foto: Dircom

Os remédios, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aparelhos hospitalares e insumos usados no tratamento de pessoas com coronavírus podem tem redução de Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) no Estado do Amazonas.

A proposta é do deputado estadual Fausto Jr (MDB), que encaminhou indicativo ao Governo do Estado para que zere o ICMS. A indicação foi entregue nesta quarta-feira (19) ao gabinete do governador Wilson Lima (PSC), que nos próximos dias deve liberar parecer sobre a proposta.

O deputado argumenta que o preço dos remédios, insumos e equipamentos usados no tratamento de pacientes com Covid-19 é muito alto, o que dificulta o cuidado dos doentes.

Situação semelhante é enfrentada pelas instituições beneficentes, fundações e órgãos de assistência social que trabalham em parceria com hospitais públicos.

No Amazonas, o ICMS que incide sobre medicamentos é de 18%, um dos mais altos do Brasil. O Estado perde apenas para o Rio de Janeiro, onde o ICMS é de 20%.

Há algumas semanas, o Governo de São Paulo anunciou a isenção do ICMS para remédios usados no tratamento de AIDS, câncer e pacientes que fazem diálise.

Embora a medida cause redução de receita a curto prazo, a ideia é garantir que os pacientes recuperados continuem ativos na sociedade, gerando trabalho, renda e contribuição de impostos.

Fausto Jr. está confiante que a proposta será aceita pelo Governo do Amazonas, pois o Estado passa por um momento de recordes consecutivos de arrecadação. Por isso, segundo o deputado, o corte no ICMS não afetará o equilíbrio fiscal do Amazonas. rio fiscal do Amazonas.