NOTÍCIAS

Ricardo Nicolau apresenta projeto que prevê check-up feminino na rede pública de saúde do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

09.mai.2022 14:49h
img
Foto: Marcelo Cadilhe

O projeto apresentado pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) institui a campanha “Check-up Feminino” para orientação e prevenção de doenças em mulheres do Amazonas. O PL 122/2022 está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo o parlamentar, a ideia é fazer com que as unidades de saúde do estado  ofereçam uma série de exames que possam evitar o agravamento de doenças.

“É muito comum mulheres procurarem atendimento médico apenas quando sentem os sintomas mais graves de doenças que poderiam ser evitadas com a realização periódica de exames preventivos. Muitas dessas mulheres só descobrem a doença muito tarde. Sabemos que, em estado muito avançado, pode gerar danos irreversíveis à saúde”, ressalta

De acordo com o texto do Projeto de Lei, a campanha a ser instituída pretende levar às mulheres o conhecimento e a prevenção, através de profissionais da área, possibilitando o diagnóstico precoce das doenças.

 

 

Câncer uterino

Uma das doenças que podem ser evitadas com exames preventivos é o câncer do colo do útero. O Amazonas lidera o ranking nacional de casos da doença.

Ricardo Nicolau, que é vice-presidente da Comissão da Saúde da Aleam, afirmou que falta gestão por parte do governo.

“O Amazonas não investe como deveria nas medidas preventivas e, por conta disso, ocupa o primeiro lugar no ranking. Como venho da área de gestão de saúde, tenho me esforçado para tentar auxiliar as mulheres do nosso Amazonas, em diferentes frentes de trabalho, no que diz respeito à prevenção e ao tratamento deste tipo de câncer”, ressalta.

Como deputado estadual, Ricardo Nicolau destinou, no ano passado, R$ 3,2 milhões para a criação e equipagem do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), um projeto da Fundação Cecon. Além disso, mais R$ 4,6 milhões foram destinados, neste ano, pelo parlamentar a todas as 62 cidades do Amazonas para a realização de exames preventivos que salvam vidas.

 

 

 

 

 

Thiago Barros (SRTE/AM 667) | 92 98153 7004

Daniel Jordano (SRTE/AM 518) | 92 98828 5194

Gabinete | 92 3183 4419