NOTÍCIAS

Ricardo Nicolau cobra que Governo do Amazonas pague retroativo das promoções dos policiais militares

Por Assessoria de Comunicação

12.abr.2022 14:52h
img
Foto: Marcelo Cadilhe

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) afirma que o governo do Estado desrespeita os policiais militares ao não efetuar o pagamento retroativo das promoções de carreira anunciadas pelo próprio Executivo. De acordo com o parlamentar, essa é mais uma evidência da falta de planejamento da atual administração estadual em uma área estratégica como a segurança pública.

“A gente precisa valorizar o policial militar. Precisa dar condições a eles. Agora, ao longo desses anos, as promoções que foram feitas não foram pagas. Aquele profissional que dedica a sua vida e tem direito a receber esses pagamentos se vê obrigado a acionar a Justiça para ter o direito dele resguardado. Então, é público e notório que o Amazonas perdeu o controle da segurança pública”, ressalta Ricardo Nicolau.

A promessa do governo era pagar o benefício das promoções para 1,6 mil praças e oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) somente a partir de janeiro deste ano. Ricardo Nicolau recebeu informações de que os pagamentos estão sendo feitos, porém sem o valor retroativo acumulado no decorrer de todos os meses e até anos anteriores.

O próprio governo informou que desde o ano de 2019, mais de 3 mil militares foram incluídos nas promoções de carreira. Segundo o deputado, a falta de controle do governo no sistema de segurança pública reflete em indicadores, como o aumento de 54% no índice de mortes violentas, conforme dados do Monitor da Violência.

Ainda de acordo com Ricardo Nicolau, não faltou dinheiro, uma vez que entre 2019 e 2021, o Amazonas gastou quase R$ 6 bilhões com segurança pública.

“O governo do Estado, que tem muito dinheiro, fica devendo o policial que está arriscando a sua vida para salvar a nossa. A segurança pública é um setor que abrange 100% da população. A segurança é importante para todo mundo. E você vê um contingente de pessoas que se dedicam, que estão trabalhando, e que não têm um incentivo. Quando você não faz isso, até o próprio profissional se sente desmotivado, desprestigiado diante daquele grande papel que ele tem”, ressalta o parlamentar.

 

Intervenção federal

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tramita o Requerimento nº 577/2022, de autoria de Ricardo Nicolau, que pede intervenção federal na segurança pública do Estado após o aumento no índice de mortes violentas em 2021 em comparação com o ano anterior. O documento precisa ser analisado pelo plenário da Casa.

 

 

 

Thiago Barros (SRTE/AM 667) | 92 98153 7004

Daniel Jordano (SRTE/AM 518) | 92 98828 5194

Gabinete | 92 3183 4419